Cras integram projeto de modernização da rede socioassistencial e recebem equipamentos de informática

publicado: 28/08/2024 16h29, última modificação: 28/08/2024 16h29
Fotos: Mano de Carvalho
_DSC0330.JPG
_DSC0239.JPG
_DSC9952.JPG
IMG_20240828_120230.jpg
_DSC0310.JPG
_DSC0306.JPG
_DSC0233.JPG
_DSC0153.JPG

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está desenvolvendo um projeto de modernização da rede socioassistencial, visando oferecer um melhor atendimento à população. Como parte desse projeto, nesta quarta-feira (28), foram entregues notebooks e impressoras para as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de todos os 223 municípios da Paraíba, representando um investimento de cerca R$ 2,2 milhões – recursos próprios do Estado.

A entrega os equipamentos aconteceu durante a 184ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social - CIB/SUAS/PB, realizada no Auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Na ocasião, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância desses equipamentos para a realização dos trabalhos dos Cras nos municípios. “O computador é uma peça fundamental, o laptop é algo que pode ir numa comunidade quilombola, nos ribeirinhos, levar e buscar informação daquelas pessoas que eram invisíveis, que agora estarão no nosso cadastramento. É uma ferramenta de planejamento, para que a gente possa direcionar as políticas públicas para quem mais precisa. Fizemos também a mesma proposta com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entendendo que a rede socioassistencial tem que estar protegida”, comentou.

Para a técnica social da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Sofia Ulisses, as parcerias com Governo da Paraíba fortalecem os municípios. “Isso é possível quando o Pacto Federativo é cumprido, e para ser cumprido precisa do aporte financeiro, técnico, da União e dos Estados. E esse momento na Paraíba representa o fortalecimento desse pacto. A Secretaria do Estado está no caminho certo para que possamos desenvolver cada vez mais a proteção social na Paraíba”, declarou.

Comissão Bipartite - A Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social, que é presidida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, reúne secretários municipais da Assistência Social das 223 cidades do Estado. É um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do Estado. Sendo uma instância na qual se concretiza a gestão compartilhada do SUAS em âmbito estadual, deve pactuar a operacionalização da gestão e organização do sistema, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta de serviços e benefícios em âmbito estadual.

Durante a reunião foram discutidos os seguintes pontos de pauta: Pactuação do fluxo de encaminhamento entre Creas e Centro da Igualdade Racial João Balula; Trabalhos da Comissão da Municipalização dos Creas, com a pactuação do custo Creas Municipal e as Corresponsabilidades de cada ente federado; Conteúdo do Termo de Adesão à municipalização dos Creas; Adesão dos Municípios Paraibanos ao Plano Viver sem Limite II; Pacto de Aprimoramento do SUAS.