Notícias

Coração Paraibano atende em tempo hábil e salva vida de mais uma pessoa com caso grave de infarto no Sertão

publicado: 17/04/2023 15h27, última modificação: 18/04/2023 08h37
1 | 1
WhatsApp Image 2023-04-17 at 15.21.39.jpeg

O programa Coração Paraibano salvou mais uma vida neste fim de semana. Jocilene Sulino da Silva Lima, de 38 anos, foi a paciente que protagonizou essa história. Na noite do último domingo (16), ela sentiu fortes dores no peito na cidade de Cajazeirinhas, município em que reside, e ao chegar no Hospital Regional de Pombal, unidade em que recebeu o primeiro atendimento, foi diagnosticada com um caso grave de infarto. Por meio do programa, Jocilene foi imediatamente transferida para a hemodinâmica do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), equipamento de saúde mais próximo de onde estava a paciente.

Segundo a coordenadora de práticas assistenciais da hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, a paciente, portadora de diabetes, deu entrada no serviço na noite de domingo com um infarto agudo do miocárdio com SUPRA em ST, uma situação de emergência médica que necessita de atendimento ágil para evitar maiores complicações.

"Jocilene teve um atendimento rápido, por meio de intervenções minimamente invasivas realizadas através da estrutura que agora dispomos com a hemodinâmica. Ficamos muito felizes em poder prestar uma assistência de qualidade e ver como o programa Coração Paraibano, através desta interligação entre os serviços de hemodinâmica da PB Saúde, está trazendo mais qualidade de vida para a população. Graças a ele, conseguimos salvar a vida de mais uma pessoa sertaneja relativamente jovem e tenho certeza que mais vidas serão salvas”, afirmou a gestora.

Na manhã desta segunda-feira (17), a paciente já teve alta da UTI e está sendo acompanhada por profissionais da enfermaria da unidade hospitalar. De acordo com o cardiologista hemodinamicista responsável pelo procedimento, Jeann Carlos de Oliveira Santiago, a intervenção realizada na paciente ocorreu em tempo hábil e foi muito bem-sucedida. “Como foi confirmado infarto agudo do miocárdio, realizamos um cateterismo cardíaco de urgência com angioplastia primária em artéria descendente anterior e implante de stent farmacológico. O procedimento dela teve início às 20h40 e às 21h34 já havia sido finalizado com sucesso”, relatou Jean.

Ele destaca que até a presente data já foram realizados quase 200 procedimentos na hemodinâmica de Patos, entre cateterismos, angioplastias e arteriografias pulmonares. “São procedimentos de alta complexidade que antes eram feitos apenas em Campina Grande ou Santa Rita. Estamos vivendo uma revolução para o sertão. A saúde pública da Paraíba está sendo levada muito a sério pelo Governo do Estado e eu me sinto honrado em fazer parte dessa história tendo a oportunidade de salvar tantas vidas", expressou o cardiologista.

A diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara da Nóbrega, destacou que esta e muitas outras vidas estão sendo salvas graças à agilidade no atendimento proporcionada pelo programa Coração Paraibano, que conta com uma estrutura de alta tecnologia, composta por quatro hemodinâmicas gerenciadas pela PB Saúde e espalhadas nas três Macrorregiões de Saúde: em Patos, em Campina Grande e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

“É importante destacar que o tempo que o paciente leva para receber o tratamento, seja por cateterismo cardíaco ou trombólise, é o diferencial do Programa Coração Paraibano. Esse programa veio para preencher o vazio que havia na assistência cardiológica da Paraíba, ele está revolucionando o tratamento de pacientes com infarto pelo SUS e será uma referência para os serviços de saúde de todo o Brasil”, relatou a gestora.