Notícias

Controladoria Geral do Estado faz planejamento estratégico até 2022

publicado: 24/02/2018 00h00, última modificação: 16/05/2019 11h02
Planejamento-estrategico-CGE-11-270x185.jpg

Em busca de uma gestão mais democrática e transparente, a Controladoria Geral do Estado – CGE iniciou nessa sexta-feira (23) o seu planejamento estratégico 2018-2022, durante reunião com todos os seus servidores no auditório da Receita Federal, quando foi apresentado o projeto, seus objetivos e o importante papel do servidor neste processo de construção do planejamento.

O encontro iniciou com as considerações do secretário-chefe Gilmar Martins sobre a importância de se ter um planejamento estratégico para um melhor funcionamento do órgão. Segundo o secretário, o último planejamento foi realizado no ano de 2002, quando a CGE ainda era Secretaria de Controle Interno. Em 2005, foi criada a Controladoria Geral do Estado, quando o órgão passou a desempenhar mais atribuições ao longo dos anos seguintes e até então não havia sido produzido nenhum planejamento que envolvesse todas as atividades do órgão. “As motivações para que surgisse a necessidade de um novo planejamento aconteceram em virtude da necessidade de contemplar as macrofunções da CGE, como contabilidade, gestão da dívida, transparência, dentre outras”, destacou Gilmar.

A CGE conta com o apoio do consultor Guilherme Huguet, responsável pelo processo de construção do planejamento, que apresentou os objetivos gerais, a metodologia adotada no modelo “Balanced Scorecard”, detalhando suas etapas, além de enfatizar a importância do servidor como figura ativa nesta construção. “Cada pessoa é muito importante neste processo. Cada um tem sim a sua contribuição a ser fornecida, não importa a função ou nível hierárquico. Vários resultados serão gerados a partir da contribuição de cada servidor”, afirmou Guilherme, que tem uma vasta experiência em planejamento estratégico de diversos órgãos públicos e de empresas privadas, no Brasil e fora do país.

O processo de construção do planejamento estratégico busca analisar o cenário atual para que seja definida sua missão, visão e valores do órgão, assim como o desenvolvimento de metas que deverão ser cumpridas para que se conquistem os objetivos traçados ao final do percurso.

Durante esta semana, o consultor realizou entrevistas com os órgãos estratégicos do Governo do Estado, buscando avaliar as impressões a respeito do funcionamento da Controladoria Geral do Estado, o que na visão deles funciona e o que poderia ser melhorado. Foram entrevistados gestores da Secretaria de Estado da Receita; da Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento; da Secretaria de Finanças; da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; da Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração; da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; da Procuradoria Geral do Estado, e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa.

Todo o planejamento estratégico está sendo desenvolvido por meio dos recursos do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil – Profisco. A partir da visão sistêmica de cada servidor, na próxima semana serão realizados seminários de construção do plano estratégico, com a participação de gerentes executivos, gerentes operacionais e técnicos da Controladoria, além de servidores convidados de outros órgãos do Governo do Estado.