Conferência Regional marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

publicado: 19/09/2023 16h06, última modificação: 19/09/2023 16h06

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), está desenvolvendo neste mês de setembro uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O ponto alto da programação ocorre nesta quinta-feira, 21, quando se celebra a data com a realização da Conferência Regional da Pessoa com Deficiência, numa ação conjunta do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Funad. O evento acontece no auditório Jimmy Queiroga, da Funad, nos dois turnos, a partir das 8h.

A conferência em João Pessoa, que tem como tema central Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos da PcD: Construindo um Brasil mais justo, reunirá diversas pessoas e entidades de e para pessoas com deficiências e tem o objetivo de discutir propostas de implantação, implementação e fortalecimento das políticas públicas para PcDs, envolvendo a sociedade civil e Governo do Estado.

Na ocasião, serão discutidas e elaboradas propostas  para o fomento de ações , programas e projetos  voltados para o segmento. Cinco eixos vão nortear as propostas: controle e participação social; políticas públicas e avaliação biopiscossocial; financiamento  de direitos das PcDs; cidadania e acessibilidade  e comunicação universal.

As demais conferências regionais acontecerão até o mês de novembro em mais cinco municípios e a programação será encerrada com a Conferência Estadual, com data ainda a ser marcada.

A presidente da Funad, Simone Jordão, comentou que a Instituição não ficou restrita apenas ao dia 21, destinado às comemorações. “Durante todo o mês de setembro, estamos implementando ações e participando de várias atividades que ampliem a nossa missão, saindo dos muros da Funad e alcançando os paraibanos que necessitam do nosso olhar e intervenção, descentralizando os serviços. Em Campina Grande, por exemplo, realizamos o Dia D da Empregabilidade, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho e Ministério da Trabalho e Emprego. Primeiro houve o dia de conscientização das empresas e, em outro momento, o feirão de empregos, onde várias pessoas com deficiência  puderam ser inseridas no mercado de trabalho”, ressaltou.

Além dessa ação, a Funad  está realizando cursos profissionalizantes,  palestras, atividades  recreativas, de embelezamento, rodas de conversas, desfile cívico, ciranda de inclusão, feira de mães empreendedoras, atividades esportivas e participações em competições  regionais e nacionais, oficinas, qualificação de profissionais e representação em diversos municípios com atividades que lembram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.