Conferência intermunicipal discute políticas públicas para fortalecimento da economia solidária

publicado: 20/07/2024 11h22, última modificação: 20/07/2024 11h22
_DSC2837 (1).jpg
_DSC2842.jpg
_DSC2792.jpg
_DSC2888.jpg
_DSC2922.jpg
_DSC2990.JPG
_DSC2775 (1).jpg
_DSC2937.JPG
_DSC2993.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, iniciou nessa sexta-feira (19), em Campina Grande, a Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária na região do Agreste. Participaram segmentos de catadores, agricultores familiares e organizações, além de observadores da política de Economia Solidária.

Com o objetivo de debater e orientar a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia solidária na Paraíba, aproximadamente 150 pessoas de 30 municípios da região do Agreste estiveram participando da discussão no âmbito da produção/comercialização e consumo; crédito e finanças solidárias; educação e formação para economia solidária e legislação e políticas públicas voltadas para economia solidária.

A Conferência descentralizada teve como tema central ‘Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação’. O ciclo das conferências de forma descentralizada é uma ação coordenada pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes). A próxima acontecerá na região do Brejo paraibano, no dia 26 de julho, no IFPB Campus Guarabira.

O secretário executivo da Sesaes, Roberto Beltrão, ressaltou a importância das conferências intermunicipais de Economia Popular e Solidária no estado. “Um dia fundamental, a primeira conferência intermunicipal que tivemos, no território de Campinha Grande. Com um número expressivo de pessoas onde discutiram a política e o fortalecimento de economia solidária, foi muito produtivo. Conseguimos finalizar com propostas e pautas relevantes para alinharmos futuramente. Seguiremos o debate da política nas próximas conferências”, ressaltou.

Para Francisca Aparecida Firmino, atuante há mais de 30 anos com diversos grupos temáticos de empreendimentos solidários no Centro de Educação e Organização Popular no território do Curimataú, em Picuí, falou da satisfação de participar desse momento. “Para nós é de suma importância a gente trazer a economia solidária para a pauta da política pública. Pautar a economia solidária no orçamento público. Eu acho que a conferência tem esse papel de envolver as pessoas que estão fazendo a economia solidária acontecer, e pautar na agenda e no orçamento do governo, é fundamental”, disse.

A professora e membro da coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária, Ana Paula Almeida, enfatizou que “a importância de reunir essa diversidade de empreendimentos mostra a necessidade que desde o período pandêmico que os empreendimentos da economia solidária estão sentindo e precisam discutir a política da economia solidária, pensá-la para que a gente possa garantir assistência técnica, garantir recursos e, principalmente, fazer com que esse empreendimento continue produzindo e comercializando. Então, a expectativa é avançar nas demais conferências para que a política da economia solidária seja fortalecida no nosso estado”, ressaltou.

Já Fabiana Miná, coordenadora do Coletivo Mulheres Empreendedoras em Campina Grande, destacou que, “é enriquecedor estar aqui, é ter esperança que a Economia Solidária vai ganhar espaço ainda mais, é partilhar junto com pessoas que tem o mesmo objetivo e que pensa de forma coletiva”.

Para a professora e membro da coordenação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Fátima Araújo, é um grande avanço a primeira conferência intermunicipal de Economia Popular e Solidária. “Foi uma surpresa porque nós tivemos um momento muito difícil no Estado brasileiro. E hoje, a partir de uma resistência, os empreendimentos da economia solidária, as entidades de apoio, permanecem na luta. A conferência se deu um sucesso, é muito gratificante. A gente, enquanto representante do Fórum e coordenação estadual de Economia Solidária, fica feliz em dizer que as coisas funcionam sim. Sociedade civil, governo, movimento popular, se unindo a gente tem um resultado positivo, como nós estamos tendo nesse momento”, declarou a professora.

Também participaram da conferência o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, e a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira

Sobre as Conferências - As Conferências de Economia Solidária são instrumentos democráticos de extrema importância que reúne representantes do Governo, da sociedade civil organizada e entidades para discutir políticas públicas em diversos temas de interesse social.

As etapas intermunicipais serão preparatórias para a Conferência Estadual de Economia Solidária que acontecerá em dezembro deste ano.