Notícias

Conferência discute direitos da pessoa idosa na Paraíba

publicado: 17/06/2021 08h54, última modificação: 17/06/2021 08h55
1 | 3
2 | 3
3 | 3
direito idoso 3.jpeg
direito idoso 1.jpeg
direito idoso 2.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), promove, nos dias 16 e 17 de junho, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da Paraíba.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a conferência que tinha sido adiada devido à pandemia, acontece em 2021, no formato virtual, com o objetivo central de oportunizar a participação social, sobretudo das pessoas idosas, garantindo um espaço de discussão em torno da efetivação das políticas voltadas para as pessoas idosas do estado.

Na Paraíba, são cerca de 537 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Durante os dois dias de conferência temas sobre a vida dessa população serão aprofundados a fim de eleger propostas estratégicas para a Conferência Nacional, prevista para 1º de outubro de 2021.

Em quatro eixos temáticos, serão discutidos os direitos fundamentais na constituição e efetivação das políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte,  lazer e educação.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, chamou a atenção para a necessidade de se investir em ações e serviços para a população idosa. “A Sedh desenvolve um conjunto de programas e serviços voltados para essa população no estado, como os condomínios Cidade Madura. Em breve, vamos inaugurar o sétimo condomínio, em Monteiro. O Projeto Acolher que está em curso com o recurso dobrado, beneficiando as Instituições de Longa Permanência. O nosso Disque 123, um canal que recebe denúncias de violações de direitos, e ainda temos a rede de Creas Regionais que garantem o acompanhamento dos casos de violência contra pessoa idosa, nos municípios em que atuam. Não posso deixar de mencionar também todo o suporte que o Governo e a Sedh dão ao Conselho Estadual. Tudo isso mostra que estamos cada vez mais focados em fortalecer essa política aqui na Paraíba”, enfatiza o secretário.

Já a presidente do CEDDPI/PB, Joilma de Oliveira destaca a importância do espaço e lembra: “Me apaixonei pelo controle social ainda na graduação. Aprendi que este processo dinâmico deve permear todas as fases das políticas públicas. Os conselhos de direitos, como é o caso do CEDDPI e as conferências são instrumentos imprescindíveis para a garantia do controle social, pois estimulam a participação social e as discussões sobre a identificação do problema, a elaboração das respostas, a implementação das políticas, bem como avalia sua efetividade.”

A abertura da conferência contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, do procurador de Justiça da Paraíba, Valberto Lira e da idosa residente do condomínio Cidade Madura, Geisa Trigueiro. A palestra da ocasião foi proferida pela especialista em gerontologia, a professora Dra. Josevânia da Silva.