Complexo Hospitalar Regional de Patos adota novo fluxograma de cirurgias ortopédicas

publicado: 15/06/2018 00h00, última modificação: 13/05/2019 10h50

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), que integra a rede estadual de saúde, vai implantar um novo fluxograma de cirurgias eletivas ortopédicas para atender os pacientes de forma mais ágil e cômoda. Com a mudança, os pacientes serão atendidos em até sete dias e não mais precisarão ficar internados no hospital esperando a data de sua intervenção.

Essa é outra ação que acarretará melhorias no atendimento aos pacientes e faz parte de uma série de mudanças que estão sendo implementadas pela nova gestão do HRP, que desde o dia 15 de maio está sob a coordenação da Organização Social Instituto Gerir. Esse novo fluxograma está em fase de implantação. As cirurgias de urgência e emergência não sofrem alteração.

O coordenador de ortopedia da unidade, Dr. João Herbert Suassuna, explica que com essa nova rotina, antes de serem liberados para casa, os pacientes passam por uma avaliação médica, recebem orientações, medicamentos e têm o membro afetado imobilizado quando necessário. “Esse novo fluxograma permitirá que o paciente aguarde seu procedimento em ambiente domiciliar, recebendo o carinho dos familiares e sem nenhum prejuízo para sua saúde, não ficando exposto em ambiente hospitalar e nem sentindo dor, já que saem do hospital orientados, medicados e imobilizados”, reitera o médico. O Serviço Social da unidade comunicará ao paciente a data de realização da cirurgia.

Unidade que, proporcionalmente, mais realiza cirurgias ortopédicas no Estado, o CHRDJC é referência nesta área da Medicina para 54 municípios da Paraíba. Entre as cirurgias de pequeno porte mais frequentes destacam-se as radio distal, de clavícula e de tornozelo. A unidade realiza em média 170 cirurgias de implantes/mês e o dobro deste quantitativo quando se refere a intervenções de tratamento conservador de redução e gesso. As cirurgias ortopédicas eletivas são realizadas de 2ª a 6ª feira, enquanto que as de urgência são realizadas 24h, todos os dias da semana. A unidade conta com uma equipe de 18 ortopedistas.

Com exceção das cirurgias de fratura de coluna e algumas mais específicas de quadril, todas as outras modalidades de intervenções ortopédicas são realizadas no CHRDJC. Segundo Dr. João, nestes casos específicos os pacientes são encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande, que é referência. Somente na terça-feira (12), a unidade realizou 10 cirurgias ortopédicas.