Notícias

Complexo Hospitalar de Patos participa de ação educativa sobre acidentes de trânsito e suas implicações

publicado: 29/11/2018 23h00, última modificação: 07/05/2019 16h57
representantes-de-varios-orgaos-participaram-da-reuniao-preparatoria.jpg

Cerca de 10% dos atendimentos realizados pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) são provenientes de acidentes de trânsito. Dados da unidade apontam que de janeiro a outubro deste ano, 2.704 pessoas deram entrada no hospital por causa de acidentes de trânsito. Desse total, 2.296 pacientes se envolveram em acidentes com motocicletas. E para chamar atenção da sociedade sobre a importância de se reduzir esses dados, a partir de medidas preventivas, vários órgãos estão se mobilizando para lançar uma campanha educativa em Patos. Nesta sexta-feira (30), representantes destas instituições se reuniram no auditório da STTrans para definir detalhes da programação que vai ser realizada entre os dias 14 e 20 de dezembro.

A partir do tema “O ano termina, mas a vida continua’, a STTrans, o Complexo, o Hospital Infantil, Samu, Corpo de Bombeiros, BPTran e Detran estão unindo forças e habilidades para realizar essa campanha educativa. Na reunião desta sexta-feira, foram apresentados dados estatísticos que comprovam a necessidade desta ação e definindo alguns encaminhamentos para que ela aconteça na data prevista. Entre as ações que foram definidas, destacam-se a realização de uma audiência pública no Fórum da cidade, blitz educativas em vários pontos e em dias alternados, a distribuição de material informativo e a realização de uma mesa redonda.

A proposta, segundo a diretora geral do Complexo Hospitalar de Patos, Liliane Sena, é também atrair a parceria de outros órgãos e instituições para se integrarem à ação. “Essa campanha que abraçamos foi capitaneada pela STTRans, mas interessa a toda a sociedade, haja vista que acidentes de trânsito causam transtornos diversos e não apenas na rede pública de saúde, que absorve quase a totalidade destas demandas. As repercussões também não se limitam aos pacientes e familiares, mas a toda a sociedade que se mobiliza em torno de um acidente”, destaca Liliane Sena.

Ainda segundo Liliane, os dados de acidentes são relevantes e uma ação educativa tem tudo para reduzir esse triste cenário, através da prevenção. Ela lembra que, estatisticamente, o mês de abril é quando acontece mais acidentes de trânsito em Patos, segundo dados do Hospital, do Samu e do Corpo de Bombeiros. Inusitadamente, esse pico de acidentes acontece justamente no feriado da Semana Santa.