Complexo Hospitalar de Patos é referência para o sertão em cirurgia bucomaxilofacial

publicado: 10/07/2020 14h41, última modificação: 10/07/2020 14h41

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, realizou 67 cirurgias bucomaxilofacial no primeiro semestre de 2020 - uma média de 11 procedimentos mensais.  A unidade é referência no Sertão nesta especialidade, que é a terceira mais solicitada, ficando atrás apenas das cirurgias ortopédicas e gerais, respectivamente. Além de Patos, esse tipo de procedimento cirúrgico só é realizado em Campina Grande e João Pessoa. Nesta quinta-feira (9), a unidade zerou as cirurgias bucomaxilofaciais.

Para melhor atender a demanda, em breve o bloco cirúrgico deverá passar por uma ampliação. “Há um projeto de ampliação de salas de bloco cirúrgico e de UTI que, em breve, aumentará a nossa capacidade de atendimento”, informou a diretora geral do Complexo, Liliane Sena.

Segundo o coordenador do setor, o cirurgião-dentista Luciano Pires de Figueiredo, os casos mais comuns para a realização de cirurgias são os traumas provocados por acidentes com motos, automóveis, agressão física e quedas. Atualmente, a equipe é formada por oito profissionais que trabalham em regime de escala diária, tendo sempre à disposição dois profissionais, a cada plantão, para atendimentos das cirurgias bucomaxilofacial, de urgência e emergência.

O médico explica que as cirurgias realizadas no Complexo duram, em média, duas horas, mas há procedimentos que chegam a duplicar esse tempo devido à gravidade das lesões e à complexidade dos procedimentos para restauração da parte afetada pelo trauma. “No Complexo, há admissão quase diária de pacientes, chegando a fazer mais de uma internação por plantão e os casos são os mais diversos possíveis”, afirmou.

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares. Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças como AIDS, tuberculose, sífilis, entre outras.

As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer, até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas. A cirurgia pode ser ambulatorial ou hospitalar.

Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar como as que acontecem no Complexo de Patos.