Notícias

Complexo Clementino Fraga implanta Prontuário Eletrônico do Paciente

publicado: 29/09/2023 11h14, última modificação: 29/09/2023 11h15
PEP (1) (1).jpeg

O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, em João Pessoa, está implantando o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A ferramenta pretende dar mais segurança e agilidade nas informações. Com a tecnologia, os dados e registros do paciente poderão ser acessados de forma rápida e compartilhados com a equipe multiprofissional.

O Prontuário Eletrônico é uma das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a modernização dos serviços, com a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar. No Clementino Fraga, a perspectiva é que, até dezembro deste ano, as informações estejam integradas às outras unidades de saúde que também usam o equipamento, como o Hospital Metropolitano de Santa Rita e o Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Gilberto Teodózio, outra vantagem da utilização do PEP é a possibilidade de ver os exames de laboratório e imagem em tempo real. “A utilização do prontuário eletrônico deixa todo o processo mais rápido. Com alguns cliques, é possível acessar o dado do paciente rapidamente, agilizando diagnósticos e a tomada de decisão. Além disso, teremos o registro de todos os profissionais de saúde que acessaram o documento”, explicou.

O PEP possui soluções que permitem agilizar processos de atendimento e aumentar a segurança dos pacientes. O sistema que está sendo implantado permitirá o acesso às guias de internação, aos relatórios médicos, histórico de atendimento, por exemplo, seja da internação atual ou antiga.