Notícias

Comitiva do Governo do Ceará visita a Paraíba para conhecer programas de segurança alimentar desenvolvidos pelo Estado

publicado: 27/06/2023 19h41, última modificação: 27/06/2023 19h41
1 | 22
Fotos: Alberi Pontes e Francisco França
2 | 22
3 | 22
4 | 22
5 | 22
6 | 22
7 | 22
8 | 22
9 | 22
10 | 22
11 | 22
12 | 22
13 | 22
14 | 22
15 | 22
16 | 22
17 | 22
18 | 22
19 | 22
20 | 22
21 | 22
22 | 22
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (18).jpg
joao recebe visita da primeira dama do ceara foto francisco franca (1).jpg
joao recebe visita da primeira dama do ceara foto francisco franca (3).jpg
joao recebe visita da primeira dama do ceara foto francisco franca (11).jpg
joao recebe visita da primeira dama do ceara foto francisco franca (12).jpg
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (1).jpg
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (5).jpg
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (7).jpg
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (23).jpg
primeira dama e primeira dama do CE restaurante popular foto alberi pontes (1).jpg
primeira dama e primeira dama do CE restaurante popular foto alberi pontes (4).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (2).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (5).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (7).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (14).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (16).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (33).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (37).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (39).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (46).jpg
primeira dama PB e CE visitam programas sociais da PB foto alberi pontes (47).jpg
primeira dama e primeira dama CE programa ta na mesa foto alberi pontes (9).jpg

A primeira-dama Ana Maria Lins recebeu, nesta terça-feira (27), a visita da primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, que veio à Paraíba conhecer a rede de segurança alimentar do Governo do Estado, com destaque para os Programas "Tá na Mesa" e "Prato Cheio", que atendem milhares de paraibanos em situação de vulnerabilidade social. Ana Maria Lins apresentou, também, o funcionamento do programa de Restaurantes Populares. Lia Freitas ainda foi recebida pelo governador João Azevêdo em seu gabinete.

A junção de segurança alimentar com incentivo ao empreendedorismo presente nos programas paraibanos chamou a atenção do governo cearense, que pretende replicar as iniciativas. Acompanhada ainda pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, a comitiva cearense conheceu uma série de projetos desenvolvidos pela Arquidiocese da Paraíba por meio de convênios com o Governo do Estado, como o "Vaca Mecânica", que atende a 36 entidades que trabalham com pessoas carentes com a distribuição de pães e leite de soja — os recursos do convênio são oriundos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Funcep).

Na ocasião, Ana Maria Lins ressaltou a importância das ações de combate à fome e de inclusão social na Paraíba. "É muito gratificante receber a visita da primeira-dama Lia de Freitas, que, em nome do Governo do Ceará, veio conhecer os programas que a Paraíba desenvolve, como 'Tá na Mesa', 'Prato Cheio' e o Programa de Restaurantes Populares, que atendem aquelas pessoas que mais precisam. É um intercâmbio muito interessante, que aumenta ainda mais a responsabilidade do Governo do Estado nas ações sociais", disse, destacando o interesse de mais estados em replicar as iniciativas bem-sucedidas na Paraíba na área de segurança alimentar, como o Espírito Santo.

"É interessante também que as pessoas do Governo conheçam outros programas de outros estados para aperfeiçoarmos os nossos, garantindo ainda  mais qualidade de vida a quem é atendido por esses programas", observou a primeira-dama.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância da interação entre os estados da Região Nordeste. "É muito importante esse intercâmbio. Os estados do Nordeste, com o governador João Azevêdo como presidente do Consórcio Nordeste, têm feito esse papel de interagir. Aqui a rede de segurança alimentar funciona, é real.  Esse acervo que temos está sendo exemplo não só para nossa região, mas para o País. Isso é muito importante, aumenta a nossa responsabilidade", afirmou.

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, também destacou a importância do intercâmbio. "São projetos importantes na área de segurança alimentar e pretendemos levar essa experiência para o Ceará. Experiências que dão certo, como o programa 'Tá na Mesa'. Lá no Ceará, com o governador Elmano, estamos também avançando nas políticas, olhando para as pessoas", comentou.

A primeira visita técnica da comitiva cearense foi ao Programa "Tá na Mesa" do município de Conde, no Litoral Sul paraibano. Lá, tanto a primeira-dama da Paraíba quanto a do Ceará conversaram com usuários do programa e também conheceram toda a logística do "Tá na Mesa", um dos programas de segurança alimentar a fomentar também o empreendedorismo.

Márcia Maria trabalhava com buffet. Veio a pandemia e a situação financeira ficou ainda mais complicada. Foi quando surgiu o "Tá na Mesa". Ela participou da licitação, ganhou e hoje fornece 400 almoços diariamente, além de empregar quatro funcionários. 

"Eu costumo dizer que este programa desenvolvido pelo Governo de João Azevêdo, pessoa de muita sensibilidade, mata a fome e promove dignidade, pois com a chegada da pandemia fiquei sem saber o que fazer", contou a ex-dependente química, que deu a volta por cima após conhecer o Projeto Missão Resgate, outro projeto que tem convênios com o Governo do Estado.

Logo em seguida, a comitiva foi até o município de Santa Rita, na Região Metropolitana, onde conheceu o funcionamento de Restaurantes Populares. O de Santa Rita fornece 1,25 mil refeições diariamente com recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Funcep). Estavam presentes, entre outros, o secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, Vladyson Viana, e João Salmito, secretário do Desenvolvimento Econômico, além do presidente da Associação de Restaurantes do Ceará, Luís Dorivam.

Depois, a comitiva se dirigiu até o bairro Jardim Luna, em João Pessoa, onde conheceu o Projeto "Prato Cheio", que distribui as três refeições a pessoas em situação de rua. O projeto é implementado pela Arquidiocese da Paraíba em parceria com o Governo do Estado (recursos do Funcep).

Por fim, a equipe da primeira-dama Lia de Freitas foi recebida pelo governador João Azevêdo, que detalhou o funcionamento dos programas de segurança alimentar do Estado. "Além do lado social, solidário, estes programas impactaram positivamente a economia dos municípios. Muitos restaurantes, por exemplo, fecharam as portas durante a pandemia e voltaram a funcionar após a chegada do 'Tá na Mesa'", acrescentou o gestor paraibano.

Tá na Mesa - Criado em junho de 2021 para aplacar os efeitos da insegurança alimentar no período da pandemia da Covid-19, o Programa Tá na Mesa logo se firmou como o maior programa segurança alimentar executado na Paraíba. Uma ação de caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população, atualmente está em 147 municípios paraibanos, onde são fornecidas, mensalmente, mais de 811 mil refeições, ao preço de R$ 1,00.

Restaurantes Populares - Eles fazem parte das ações voltadas para Segurança Alimentar e Nutricional. Mensalmente, fornecem 253 mil refeições saudáveis de segunda a sexta-feira, ao preço de R$ 1,00, propiciando a redução da insegurança alimentar nos locais onde estes equipamentos públicos estão implantados. Na Paraíba, existem 10 restaurantes em funcionamento, estes localizados nas cidades de: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, São Bento, Sousa e Cajazeiras.

Prato Cheio - O Projeto é executado por meio de convênio com a Arquidiocese da Paraíba, para atendimento da população em situação de rua com a distribuição de três refeições (café, almoço e jantar). Iniciado em João Pessoa, o projeto foi ampliado para mais três cidades: Campina Grande, Guarabira e Patos. Mais de 250 mil refeições são distribuídas para essa população diariamente.