Notícias

Comissão do Centenário Jackson do Pandeiro realiza reunião de instalação na FCJA

publicado: 25/03/2019 17h39, última modificação: 25/03/2019 17h42
FCJAFCJA sedia centenario jackson do pandeiro (2).jpg

A Fundação Casa de José Américo sediou a reunião de instalação da Comissão Organizadora, que vai coordenar as ações governamentais alusivas ao Centenário de Jackson do Pandeiro, a ser celebrado no decorrer de 2019. A Comissão tem como objetivo idealizar, organizar e acompanhar as atividades em torno do ilustre compositor e cantor paraibano, cuja programação deverá contemplar outras áreas artístico-culturais, além da música.

Representando o governador João Azevedo, o secretário de Estado do Governo, Nonato Bandeira destacou que Jackson do Pandeiro é um paraibano ilustre e o Estado não poderia deixar de celebrar sua história. A orientação direta do Governo, neste sentido, é de que não passe em branco esta comemoração e vá além, deixando marca na história da Paraíba. Cada instituição representada falou sobre seu papel de contribuição para as comemorações. A próxima reunião ficou agendada para o dia 8 de abril.

Festivais de música, cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, e diversos eventos estão sendo elencados pela Comissão, por meio de ações distribuídas às Secretarias, inclusive com forte inserção nas escolas de todo o Estado, onde deverá ser destacada a memória de Jackson do Pandeiro.

Para o secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, Jackson do Pandeiro é essencial e substancialmente cultura. “Por isso o empenho desta Secult, e todas as demais deve ser o de comemorar em todas as artes, música, cinema, literatura, entre outras, o valor cultural de Jackson do Pandeiro”, ressaltou.

A Comissão Organizadora, nomeada pelo governador João Azevedo, é composta por representantes de diversos órgãos da administração estadual, cada uma com um titular e um suplente. Sob a coordenação do jornalista Fernando Moura, está assim constituída: Secretaria de Estado do Governo - Fernando Moura e Sheila Raposo; Secretaria de Comunicação Institucional - Máximo Serpa e Naná Garcez; Secretaria de Estado da Educação, Ciência e tecnologia – Aléssio Trindade e Geovana Marques; Secretaria de Estado da Cultura – Damião Ramos Cavalcanti e Milton Dornellas; Fundação Espaço Cultural – Nézia Gomes e Artur Pessoa; Empresa Paraibana de Turismo – Ruth Avelino e Luciano Lapa; Universidade Estadual da Paraíba – Francisco Pereira e José Andrade.

Paraibano de Alagoa Nova, Jackson do Pandeiro é o  nome artístico de José Gomes Filho, nascido no dia  31 de agosto de 1919, e faleceu em Brasília, no dia 10 de julho de  1982. Conhecido como “O Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro enveredou por diversos subgêneros: baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, dentre outros.