Notícias

Começam inscrições para residências médicas, uniprofissional e multiprofissional em saúde coletiva e saúde da criança

publicado: 13/11/2020 15h47, última modificação: 13/11/2020 15h47

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com inscrições abertas para os programas de residências médicas, uniprofissional em odontologia e enfermagem obstétrica, e multiprofissional em saúde coletiva e saúde da criança. São dois editais publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (13), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), que somam 62 vagas para as residências. Profissionais graduados nas áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social podem se inscrever até o dia 3 de dezembro.

Os processos seletivos e os cursos são realizados pelo Cefor-RH, instituição ligada à SES para a qualificação de profissionais em saúde. A seleção consiste em duas etapas, com a análise curricular e comprovação do currículo lattes e uma prova objetiva, que será realizada no dia 10 de janeiro de 2021. Os editais e a programação dos processos seletivos podem ser acessados por meio do link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes

As inscrições serão realizadas apenas de forma on-line até as 16h do dia 3 de dezembro de 2020. No ato da inscrição o candidato deverá anexar, obrigatoriamente, os documentos solicitados no edital, bem como o comprovante da taxa de inscrição, de acordo com a modalidade pretendida. 

Residência Médica – O programa disponibiliza 30 vagas e contempla as especialidades de anestesiologia, área básica de cirurgia, cardiologia, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade, medicina intensiva, neurologia, ortopedia e traumatologia e pediatria. A especialização é destinada a médicos formados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no edital e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado. As atividades práticas serão realizadas nos hospitais da região metropolitana do Estado e nos municípios de Cajazeiras e Sousa. 

Link de inscrição https://forms.gle/UkXKKPTXprtXEYVD6

Residência Uniprofissional – O programa dispõe de 09 vagas e contempla três especialidades, nas quais duas são voltadas para profissionais formados em odontologia e uma para profissionais da enfermagem. 

As residências para cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, e clínica integrada em odontologia têm como o principal campo de práticas o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande - PB, podendo utilizar os demais hospitais estaduais e rede conveniada para a realização de estágios e rodízios, conforme com o que for estabelecido no projeto da residência. 

Já a residência em enfermagem obstétrica tem como sede a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa - PB, podendo utilizar os demais hospitais estaduais e rede conveniada para a realização de estágios e rodízios.

Inscrições no link: https://forms.gle/cBaHhvnV5iUiZoW86

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC) – Com o total de 12 vagas, o programa évoltado para profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, psicologia, serviço social e nutrição. 

Durante o primeiro ano, o programa tem como sede as Gerências Regionais de Saúde do Estado na 3ª Macrorregião de Saúde (Alto Sertão). No 2º ano é organizado por rodízios em serviços das Redes de Atenção à Saúde, localizados também no Alto Sertão, podendo ter rodízios na sede da gestão estadual, localizada em João Pessoa – PB, de acordo com o estabelecido em o projeto pedagógico. 

Inscrições pelo link: https://forms.gle/MqTHf9LcjFJeMYz19

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC) – Podem se inscrever para as 13 vagas profissionais graduados em enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. O objetivo desse programa é formar profissionais especialistas para trabalhar na atenção às demandas de saúde direta ou indiretamente vinculadas à saúde da criança através da formação complexa e progressiva dos residentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Tem como sedes e principais campos de práticas o Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM) e o Hospital Metropolitano Dom José Maria e pode utilizar outros hospitais estaduais e rede conveniada para a realização de estágios e rodízios.

Link de inscrição: https://forms.gle/Gp7ScGY3qwCufwb48