Notícias

Com sessões gratuitas na estreia, feirinha, DJ e nova pintura, Planetário é reaberto no Espaço Cultural

publicado: 26/01/2022 10h40, última modificação: 26/01/2022 10h40
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2022-01-21 at 20.00.22.jpeg
Guirraiz 3 FOTO SARA ANDRADE.jpg
shiko.jpg

Depois de dois anos fechado por conta da pandemia de Covid-19, o Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, passou por um minucioso trabalho de manutenção e será reaberto no próximo fim de semana. Serão dois dias de atividades neste sábado (29) e domingo (30), com sessões gratuitas, feirinha de artesanato e gastronomia, discotecagem com o DJ Guirraiz e a conclusão da pintura artística da cúpula pelo artista visual Shiko, que estará trabalhando em sua mais nova criação ao longo do evento. 

Com o título ‘Olhe também para cima’, a programação tem início às 15h e se estende até 21h, com a Feirinha ao longo de todo o evento. Em dois dias, serão exibidas seis sessões gratuitas no Planetário, sempre às 16h, 17h e 18h. Serão entregues 50 ingressos por sessão. A distribuição será feita a partir das às 15h e cada pessoa pode receber até duas senhas. Na entrada, é preciso apresentar passaporte de vacina com esquema vacinal completo, além do uso de máscara durante a permanência na sala de exibição. 

Em cada dia, após a última exibição, o público pode curtir, ao vivo, a performance do artista Shiko com a trilha sonora de músicas brasileiras preparada pelo DJ Guirraiz, que assume as pick-ups a partir das 18h30. O evento conta, ainda com os jornalistas Amanda Falcão e Jãmarrí Nogueira como mestra e mestre de cerimônia.

Planetário - Quando a sala escurece, a ‘mágica’ acontece. Estrelas e planetas começam a piscar no teto, como se fosse o céu noturno visto a partir de uma cidade pacata da zona rural. Uma voz começa a descrever tudo o que é visto em uma linguagem acessível a todas as faixas etárias. É assim que o Planetário vem encantando crianças e adultos há quatro décadas. 

Recentemente, a unidade localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego passou por uma manutenção completa, desde a parte elétrica e todo o maquinário até a atualização de programas que passarão a ser exibidos ao público. Foram cinco dias de trabalho dos técnicos Mauro Paglione e Youssif Ghantous, da empresa Omnis Lux, representante exclusiva no Brasil da alemã Carl Zeiss AG – Planetarium Division. Com a retomada das atividades, o Planetário deve manter uma regularidade no funcionamento com sessões de quinta a domingo, sempre às 17h. 

Como funciona - O SpaceMaster, aparelho ótico mecânico responsável pelas projeções nos planetários, é composto por três partes: um projetor central, que tem cerca de dois metros e meio, uma mesa de comando e armários elétricos. O projetor, que reproduz até oito mil estrelas, se comporta como se fosse a Terra, executando todos os movimentos principais do planeta, como rotação, translação e as estações do ano. Ele também possui um movimento que permite a mudança de latitude, ou seja, portando a latitude exata de qualquer cidade do mundo o aparelho mostra o céu daquele lugar. Com ele também é possível viajar no tempo e ver o céu do futuro ou do passado.

Pioneiro no Nordeste com uma cúpula de 12,5 m de diâmetro, possui a Zeiss SpaceMaster, principal marca de planetário do mundo. A sala de projeção tem capacidade para 106 pessoas, projeta 6000 estrelas e 78 constelações, além do sistema solar, galáxias, nebulosas, o céu de qualquer lugar do mundo e as quatro estações do ano. Realiza um importante trabalho de divulgação científica em astronomia e geologia, além de sessões especiais para escolas, exposições, palestras e atividades afins da sociedade civil, sessões especiais e atividades integradas com outras unidades culturais da Funesc.

Shiko - O patoense Francisco José Souto Leite, mais conhecido como Shiko, tem em seu currículo a adaptação de ‘O Quinze’ e as graphic novels ‘O Azul Indiferente do Céu’, ‘Talvez seja mentira’, ‘Lavagem’ e ‘Piteco – Ingá’. Com esta última, ganhou o 26º Troféu HQ Mix de melhor desenhista nacional e melhor publicação de aventura / terror / ficção. Também ganhou o 30º Prêmio Angelo Agostini como melhor desenhista. Em 2019, lançou a graphic novel ‘Três Buracos’, pela editora Mino. Em outubro de 2020, publicou ‘Carniça’ e ‘Blindagem Mística – É Bonito Meu Punhal’.

Guirraiz - Natural de João Pessoa (PB), Guirraiz é DJ e Produtor Musical integrante do coletivo Ferve e responsável pelo selo Oré Música. Profissional da música desde 2007, tem bastante experiência com apresentações e performances ao vivo que fazem uso de tecnologias do áudio e vídeo digitais. Graduado em Comunicação e Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e Mestre em Computação, Comunicação e Artes também pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, criação e edição de áudio, edição e direção de vídeo. Trabalha como DJ, produtor musical e faz pesquisas sobre interação, hibridação, performance artística, acessibilidade e hiperespetáculo. É pesquisador no Laboratório de Vídeo Digital (Lavid). Participou do grupo de trabalho Sincronismo de Música em Rede - GT-SiM e do projeto Música para Surdo. Participa do grupo de Pesquisa em Educação Musical no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Foi professor substituto do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais, responsável pelas áreas de áudio analógico, áudio digital, acústica, trilha sonora, síntese sonora e temas derivados.

Feirinha Cultural – Espaço criativo com variedades, artesanato, brechó e gastronomia. Nessa edição a Feirinha Criativa contará com a participação de 20 artesãos, sendo oito voltados para a gastronomia. É baseada na economia solidária, incluindo reciclagens e agricultura familiar.

Olhe também para cima – Reabertura do Planetário 

29/01 e 30/01 - 15h às 21h

16h, 17h, 18h - Sessões gratuitas no Planetário (distribuição de ingressos a partir das 15h, com limite de dois por pessoa)

17h às 21h – Pintura artística da cúpula do Planetário, com o artista visual Shiko

18h30 às 21h - Discotecagem com DJ Guirraiz, set list de músicas brasileiras