Com orientação da Empaer, Juru é destaque na produção e exportação de batata doce

publicado: 19/04/2022 11h38, última modificação: 19/04/2022 11h40
juru2 19-04.jpg
Juru3 19-04.jpg
Juru 19-04.jpg

O município de Juru, no Sertão, é um dos maiores produtores de batata doce da Paraíba. Com uma área plantada de 300 hectares, a atividade agrícola cresce a cada ano. A produção é considerada excelente para a região e possui rendimento médio de 15 a 20 toneladas por hectare.

A produção tem acompanhamento da Gerência Regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, que disponibiliza orientação e acompanhamento dos plantios.

Na visita técnica à Fazenda Acauã da Serra, no município de Juru, o extensionista Ronivaldo de Melo, gerente regional de Princesa Isabel,  mais os assessores de crédito rural, Ronaldo Trajano e Robison Lira, da gerência local de Água Branca, além de Josemilton Gomes de Matos, da gerência local de Juru, inspecionaram área de seis hectares irrigada por sistema de microaspersão.

O produtor José Robson Pessoa Lira, que trabalha com a cultura da batata doce, demonstrou satisfação com o plantio e com os preços. Também destacou a produtividade e informou que toda a produção é vendida para o estado da Bahia ao preço de R$ 1.960,00 a tonelada.

Terra Brasil – O grupo de técnicos e mais o médico veterinário Francisco Evaristo, da Gerência Regional de Princesa Isabel, realizaram encontro para a elaboração documento sobre o potencial produtivo da região para projetos do Programa Nacional do Crédito Fundiário – Terra Brasil, com destaque para propostas de investimentos, custeio e a assinatura de propostas de crédito a serem encaminhadas ao Banco do Nordeste, gerência de Patos.

“São projetos de grande importância para alavancar o setor produtivo da região que tem uma grande vocação agrícola e para a pecuária”, afirmou Ronivaldo de Melo.