Com indicação da Secult-PB, Vó Mera é condecorada com honraria pública do Ministério da Cultura

publicado: 28/11/2018 23h00, última modificação: 08/05/2019 15h48
Secult_PB-Vo-Mera-condecorada-com-honraria-publica-do-Ministerio-da-Cultura-1.jpg

A mestra cirandeira Domerina Nicolau, mais conhecida como Vó Mera, foi condecorada com a maior honraria pública da cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), concedida pelo Ministério da Cultura a 35 personalidades e instituições que têm destaque no cenário cultural e contribuem para o desenvolvimento do país. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, na noite desta quarta-feira (28).

A OMC é dividida em quatro categorias: Classe Cavaleiro, Classe Sem Grau, Classe Comendador e Classe Grã-Cruz. A cirandeira foi contemplada na categoria “Comendador”, ao lado de personalidades como Eva Wilma e Dedé Santana, ex-Trapalhões.

A indicação de Vó Mera partiu da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba. Para Lau Siqueira, secretário de Cultura do Estado, “Vó Mera é uma forte referência na Cultura Popular paraibana, transitando do coco de roda até a ciranda com muito carisma e talento. Uma mestra que nos orgulha, cujo reconhecimento é inquestionável”. Ele lembra ainda que em junho deste ano a cirandeira foi contemplada com o título de “Mestre das Artes”, conforme previsto na Lei Estadual nº 7.694/2004 – também conhecida como “Lei Canhoto da Paraíba”. O registro é gerido pelo Governo do Estado da Paraíba e visa reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas do Estado.

A Ordem do Mérito Cultural existe desde 1995. Segundo a assessoria do MinC, “a escolha é um resultado de um processo rigoroso, que se inicia com indicações feitas por cidadãos e cidadãs. A partir daí, segue-se um processo de seleção que parte de uma Comissão Técnica, passa pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural e chega à Presidência da República”.

Sobre Vó Mera – Vó Mera tem 83 anos de idade e é natural de Alagoinha-PB. Foi em sua cidade natal onde iniciou sua relação com o coco de roda, tornando o ritmo ainda mais conhecido. Em 2008, a mestra lançou o seu primeiro CD, intitulado “Vó Mera e Seus Netinhos”. O álbum tem 28 títulos, dos quais 20 são cocos de roda e sete são cirandas.

Figura referência na divulgação da cultura regional, a artista paraibana já se apresentou em diversos estados do Brasil e foi premiada no Festival Sesc de Música Cidade Canção (Femuci) realizado no Paraná, em 2010.

Em 2018 ganhou o título vitalício de “Mestre das Artes”. O registro do Livro de Mestre das Artes (Rema) é gerido pelo Governo da Paraíba, que oferece um auxílio vitalício no valor de dois salários mínimos, que deve auxiliar os beneficiados na aquisição de medicamentos, mobilidade, instrumentos, materiais para suas artes, etc. Em contrapartida, os artistas devem transferir seus conhecimentos e técnicas aos alunos e aprendizes, por meio de programas de ensino e aprendizagem.