Notícias

Com apoio do Governo do Estado, atletas paraibanos conquistam 14 medalhas da Copa Pacífico de Natação

publicado: 28/11/2022 10h13, última modificação: 28/11/2022 10h14
copa natação.jpg

Representando a Seleção Brasileira, cinco atletas paraibanos foram destaque na Copa Pacífico de Natação, realizada na Bolívia, e conquistaram 14 medalhas. O evento, encerrado nesse domingo (27), contou com a participação de nadadores do Chile, Argentina, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Colômbia, além do Brasil.

O Governo do Estado foi responsável por viabilizar as passagens aéreas de seis atletas e do treinador Stephano Vieira. Das conquistas paraibanas, Giovanna Campos ficou com a medalha de prata nas provas dos 200 metros nado borboleta e no revezamento 4 por 100 misto absoluto. Sofia Gomes também foi a segunda colocada, integrando a equipe da prova que envolveu quatro atletas.

Dos homens, Daniel Azevedo, levou o ouro no revezamento 4 por 100 livre e dois bronzes nas duas finais dos 100 metros costa, além de Kainã Negrão, prata nos 1500 livre e nos 800 livre. Já Miguel Leal subiu no pódio seis vezes, ganhando três pratas (nos 1500 nado livre juvenil B, 800 livre juvenil B e 400 livre juvenil B) e três de bronze (1500 absoluto, 800 livre absoluto e 400 livre absoluto).

Daniel destacou que, sem o apoio do Governo, ficaria inviabilizada a ida dos paraibanos. “Agradeço, em nome dos meus colegas e do técnico, esse grande auxílio que o Governo do Estado ofereceu aos paraibanos e representantes da Seleção Brasileira, que disputaram a Copa Pacífico na Bolívia. Sem as passagens aéreas, dificilmente conseguiríamos ir tão longe e mostrar o talento da Paraíba na natação internacional”, frisou.

O secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim, lembrou que, ao lado do titular da pasta, Zezinho Botafogo, recebeu os pais dos atletas, que explicaram não possuir condições de arcar com as passagens. “Recebemos os pais desses atletas e o Governo realizou um esforço concentrado e, demostrando compromisso com o esporte, apoiou os seis atletas mais o treinador com a viagem à Bolívia. Para a felicidade geral, eles brilharam nas piscinas internacionais trazendo medalhas”, comemorou.