Com apoio da Emater agricultores de São José dos Cordeiros instalam feira agroecológica

publicado: 20/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 09h12
S.José-Cordeiro.4.jpg

Com o crescimento do interesse da população pelo consumo de alimentos saudáveis e conscientes para um maior cuidado pela preservação ambiental, no município de São José de Cordeiros, no Cariri paraibano, com acompanhamento da Emater, foi criada a Associação dos Agricultores Familiares do Município e instalada a Feira Agroecológica, com a participação de 10 agricultores vendendo seus produtos diretamente do campo.

A adoção de práticas de cultivo de alimentos orgânicos está se expandindo na Paraíba, e agricultores familiares estão cada vez mais aderindo a essa prática de produção de alimentos saudáveis. Trata-se de uma ação do Governo do Estado, executada pela Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) que está surtindo efeitos positivos, o que já é percebido pelo crescimento interesse por instalar novas feiras para a comercialização destes produtos.

A realização da feira agroecológica do município de São José dos Cordeiros surgiu da vontade de alguns produtores em produzir produtos orgânicos, numa atividade que conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura Municipal e tem a assistência técnica do extensionista Ismar Vilar, da Emater local, com assessoramento de Socorro Jerônimo e acompanhamento do coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo.

No município, a feira se constitui em mais um lugar onde os agricultores familiares poderão comercializar seus produtos como alface, pimentão, tomate, cenoura, couve, coentro, quiabo, batata-doce, cebolinha e diversos tipos de frutas típicas da região.

A primeira feira agroecológica da agricultura familiar, orientada pela Emater, foi inaugurada em São Sebastião de Lagoa Roça, região administrativa de Areia, onde 21 agricultores, distribuídos em 16 barracas padronizadas, comercializando todas as sextas-feiras, mais de 30 produtos totalmente livres de agroquímicos. Agora foi a vez de agricultores de São José dos Cordeiros também aderirem a essa modalidade de feira e, orientados pela Emater, estão produzindo e comercializando alimentos saudáveis.