Notícias

Com ações de prevenção e repressão, Segurança registra queda de homicídios em maio

publicado: 01/06/2021 18h38, última modificação: 01/06/2021 18h38

O número de assassinatos registrados na Paraíba no mês de maio registrou queda de 9% em relação a abril. Os dados de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais - homicídios dolosos e qualquer outro crime doloso que resulte em morte representam recuperação do percentual de aumento acumulado em 2021 em relação a 2020, e vão de encontro à informação divulgada pelo Monitor da Violência (G1), que trata apenas dos três primeiros meses de 2021. 

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social informa que em abril o Estado também teve uma redução de 13% nos homicídios registrados em seu território em relação ao mesmo mês no ano anterior, baixando a média de ocorrências nos quatro meses. "O aumento foi atribuído a picos localizados de violência ocorridos no início do ano, mas que já foram estabilizados, devido a um trabalho de mapeamenmto e diagnóstico. E, apesar deste aumento na quantidade geral de CVLI, no 1º quadrimestre, o Estado apresenta redução de CVLI de Mulheres em 29%, de 23% nos Roubos e Furtos e Veículos e 33% nos Ataques a Bancos, por exemplo", explicou o secretário Jean Nunes, que está à frente da pasta. 

Ele ainda frisou que as forças de segurança acompanham de perto a dinâmica dos homicídios e traçam estratégias para reverter esses quadros pontuais. "Acreditamos em um arrefecimento nesta criminalidade violenta nos próximos meses como consequência em médio prazo do trabalho das polícias que vem sendo feito este ano. Já são 1.140 armas de fogo apreendidas de janeiro a abril, o que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período em 2020, 1,2 toneladas de drogas apreendidas, e ainda um aumento de 27% no número de pessoas presas por crimes graves (roubos, homicídios e cumprimentos de Mandados de Prisão) no período. As estratégias continuam sendo aplicadas e nós temos um planejamento que é seguido e as nossas forças vão continuar empenhadas, envolvidas no combate à criminalidade, fazendo um policiamento direcionado, operações de repressão qualificada e atividade de Inteligência", afirmou.