Notícias

Cine Banguê oferece sessões do longa ‘Divino amor’ neste final de semana

publicado: 28/06/2019 17h39, última modificação: 28/06/2019 17h39

Mais novo filme do pernambucano Gabriel Mascaro, o longa-metragem ‘Divino amor’ terá mais duas exibições no Cine Banguê neste final de semana, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. No sábado, dia 29, começa às 16h. Já no domingo, dia 30, a sessão tem início às 18h. A classificação indicativa é de 18 anos e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A sinopse é a seguinte: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços, é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus. ‘Divino amor’ é uma produção Brasil/Uruguai/Dinamarca, com 99 minutos de duração.

Quinta-feira passada, dia 27, o filme teve exibição e, posteriormente, debate com o diretor Gabriel Mascaro. O elenco paraibano também participou: Suzy Lopes, Thardelly Lima e Tony Silva. Também integraram o debate o professor e cineasta Bertrand Lira e a reverenda Thaiana Assis, sob mediação do jornalista André Luiz Maia. ‘Divino amor’ tem ainda as atuações de Dira Paes, Júlio Machado, Teca Pereira, Emílio de Mello, Thalita Carauta e Mariana Nunes.

Em fevereiro deste ano, Mascaro apresentou o filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). É um longa sobre uma mulher que experimenta a ambivalência entre corpo e a religião em um contexto de burocracia e controle biopolítico. Conforme Mascaro, o Brasil está vivendo atualmente mudanças radicais na sociedade e a religião, sobretudo a evangélica, em suas distintas variantes, está tendo cada vez mais influência.

Para o cineasta, o filme propõe uma reflexão necessária. Ele lamentou que o país esteja vivendo um momento “conservador, populista e nacionalista”. O filme, que foi projetado dentro da seção Panorama, a segunda em importância do festival, pretende dar resposta a estas perguntas do ponto de vista de uma mulher, segundo o diretor pernambucano.

A produção acompanha a história de Joana, uma escrivã de cartório que usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo Divino Amor. Gabriel Mascaro é o mesmo do longa ‘Boi Neon’ (rodado também na Paraíba) e que teve Juliano Cazarré como protagonista.