Cidade Madura segue sendo modelo de programa habitacional para idosos e serve de referência para município gaúcho

publicado: 23/02/2024 18h04, última modificação: 23/02/2024 18h04
Fotos: Alberto Machado
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (234).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (257).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (222).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (172).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (192).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (200).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (126).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (16).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (82).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (114).JPG
23-02-24 Visita de Equipe do RS  ao Cidade Madura Foto-Alberto Machado (11).JPG

A experiência do condomínio residencial Cidade Madura para idosos que não têm casa própria oportunizada pelo Governo da Paraíba, que também oferece espaço de convivência, assistência à saúde e social e qualidade de vida, continua despertando o interesse de diversos estados brasileiros que pretendem implantar o modelo desta ação.

Nesta sexta-feira (23), o prefeito do município de Tupanciretã, no Estado do Rio Grande do Sul, Gustavo Terra, juntamente com o secretário de Coordenação e Planejamento, Ezequiel Cella, foram recepcionados pela chefe de gabinete Mikaela Gomes, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e a Gerência Operacional do Programa Cidade Madura.

Posteriormente, a comitiva se encaminhou para os residenciais do Cidade Madura de João Pessoa e Bayuex, com o objetivo de oportunizar entre os Estados a troca de experiências sobre o Programa, conhecendo o processo de gestão, seleção, composição da equipe e atuação desses profissionais, como se dá as relações interpessoais entre as pessoas idosas no dia a dia e os desafios e avanços do Programa do Cidade Madura em quase 10 anos da sua implementação.

O prefeito de Tupanciretã (RS), Gustavo Terra, declarou que ficou impressionado com a dimensão e a estrutura do Programa na Paraíba. “Estou muito feliz em ter a oportunidade de conhecer uma experiência que deu certo, um modelo já maduro de quase 10 anos. Uma grande diferença que percebo do nosso futuro projeto é que é municipal. Era um sonho nosso construir algo que pudesse atender as necessidades das pessoas idosas, unimos esforços para tornar realidade. É surpreendente para nós gaúchos que as atividades fins é a cargo dos municípios e chegarmos aqui no Estado onde todas essas atividades são de responsabilidade estadual é uma surpresa muito grande, isso daí poderia ser passado aos demais estados da federação”, disse o prefeito.

O secretário de Coordenação e Planejamento do município de Tupanciretã, Ezequiel Cella, comentou que a Paraíba foi indicada como referência na execução de um Programa que deu certo. “Importante ressaltar que estamos aqui porque o Governo da Paraíba repercutiu no país inteiro um Programa tão exitoso. Daí como já tínhamos a idéia de construir uma estrutura que desse apoio à pessoa idosa, decidimos ver in loco modelos que deram certo. Foi muito proveitoso conhecer e poder compartilhar essas informações sobre um Programa fantástico. A gente tem que olhar para a pessoa idosa em especial, e a Paraíba está de parabéns na execução direta das políticas públicas junto à população”, ressaltou.

A gerente executiva da Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Oliveira, considerou esse intercâmbio proveitoso na perspectiva de poder mostrar que a Paraíba vem ao longo de quase uma década ofertando política pública de habitação exclusiva para a pessoa idosa, que foi ampliada nos últimos cinco anos. “Poder contribuir com outros Estados na implantação de equipamentos semelhantes ao nosso, nos deixam imensamente lisonjeados, enquanto Governo da Paraíba, especialmente com o foco dado na visita pela equipe municipal de Tupanciretã sobre a gestão desses equipamentos e seus desafios cotidianos”, falou a gerente.

O Programa Cidade Madura - Os residenciais Cidade Madura são compostos por 40 unidades habitacionais e atualmente estão em oito  cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Patos, Monteiro e Bayeux. O Governo da Paraíba está construindo mais um residencial no município de Mamanguape, com previsão de entrega para este ano.

No condomínio, os idosos têm ainda à disposição um Núcleo de Assistência à Saúde; Centro de Vivências; Sala multiuso; uma praça, contendo pista de caminhada e academia de saúde ao ar livre; e horta comunitária.

O residencial Cidade Madura é uma iniciativa de caráter intersetorial, envolvendo a Companhia Estadual de Habitação Popular e as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde e a de Segurança Pública e Defesa Social, na sua execução.