Ciclo de palestras da Maternidade Frei Damião na Semana da Enfermagem

publicado: 09/05/2019 10h24, última modificação: 09/05/2019 10h25
09_05_19 Maternidade Frei Damião_portal.jpg

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, realiza ciclo de palestras em alusão à Semana da Enfermagem. As atividades acontecem na terça-feira (14) e quarta-feira (15) da próxima semana.

A Semana da Enfermagem foi instituída, no país, por meio do decreto nº 48.202/60, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale, que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia, no sul da Rússia e nos Bálcãs e o falecimento de Ana Neri, pioneira da enfermagem no Brasil, que prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

De acordo com a gerente do núcleo de enfermagem da maternidade, Alcineide Ferrer, “a semana é uma ocasião importante, no sentido de consolidar e reconhecer ainda mais o valor da enfermagem em qualquer instituição de saúde, seja uma unidade básica ou de maior complexidade. O contingente de profissionais desta área nas instituições representa uma média de 60 a 65%, ou seja, isso ratifica a presença da enfermagem em todos os momentos da assistência ao usuário, desde a porta de entrada com a triagem até o último momento do paciente no serviço de saúde, seja no acolhimento, na transferência ou na alta”, informou.

Na Frei Damião, as ações iniciam na segunda-feira (13), na ocasião será ofertada uma tarde de beleza para todas as profissionais e usuárias. Na terça-feira (14), às 13h30, haverá uma homenagem à enfermeira falecida, na quinta-feira (2), Ester Ferreira da Silva Pereira pelos relevantes serviços prestados à unidade de saúde por mais de 32 anos. Em seguida, às 14h, acontecerá uma palestra sobre o cuidado da enfermagem na pós-modernidade, realizada no auditório do Banco de Leite Humano Anita Cabral.

Dando continuidade às ações, às 15h, será ofertada uma palestra sobre a intervenção educativa em primeiros socorros com mães e cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zica Vírus, ministrada pela enfermeira Tayanne Kiev Carvalho. Já às 16h será a vez da palestra Nursing now: a enfermagem obstétrica no enfretamento dos desafios de saúde no século XXI, que será conduzida pela enfermeira Waglânia de Mendonça.

Dando continuidade às atividades na quarta-feira (15), às 20h30, acontecerá a palestra sobre Suporte Básico de Vida (BLS), com o enfermeiro Ricardo Moura Leite e às 21h, haverá o sorteio de brindes e coffee break para todos os profissionais da unidade de saúde.

No dia 20 para encerrar as atividades, será promovido mais um dia de beleza para todas as profissionais e usuárias.

De acordo com a enfermeira e diretora geral da Frei Damião, Selda Gomes “a enfermagem é a protagonista principal quando o assunto é saúde e assistência aos usuários, pois é responsável por organizar todo o fluxo de trabalho em relação aos cuidados e ao bem-estar humano, além de ser uma ciência que cuida e estuda a proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, garantindo maiores cuidados com os pacientes e contribuindo para práticas de qualidade na área”, ressaltou.

Para a gerente das ações estratégicas da unidade de saúde, Betânia Xavier, que é enfermeira há 19 anos, “a categoria tem uma grande relevância para a saúde pública do país, por dedicar boa parte da sua vida ao cuidado e à assistência em relação às necessidades básicas do ser humano”, defendeu.

Referência – A Maternidade Frei Damião existe há 32 anos. Fundada em 26 de outubro de 1.986 é referência para os 223 municípios paraibanos e ainda atende cidades pertencentes a estados vizinhos, a exemplo, do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Balanços em 2019 e 2018

A unidade de saúde realizou mais de cinco mil atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano. De 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, foram registrados 5,53 mil atendimentos, entre eles 991 partos realizados, sendo 539 naturais e 452 cesáreas. A unidade de saúde é referência no atendimento às gestantes de alto risco e às mulheres vítimas de violência sexual.

No ano anterior, especificamente de janeiro a dezembro foram registrados 16,5 mil atendimentos, destes 2,7 mil partos realizados, sendo 1,4 naturais e 1,2 cesáreas.

Destaque na saúde pública do Estado

Em reconhecimento aos trabalhos e ações pela universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher, foi contemplada, em julho de 2017, com o Diploma de Menção Honrosa – Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados, por intermédio do deputado federal Luiz Couto.

Locais pactuados para o atendimento na Maternidade Frei Damião

Em João Pessoa, são os bairros de Cruz das Armas, Oitizeiro, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Gauchinha, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Vieira Diniz.

Além disso, estão pactuados os municípios das 2ª, 12ª e 14ª gerências regionais de saúde, entre eles Araruna, Bananeiras, Belém de Caiçara, Borborema, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serraria e Tacima, Salgado de São Félix, Mogeiro, Itabaiana, Caldas Brandão, Baía da Traição, Curral de Cima, Mamanguape e Pedro Régis.

Estrutura - A unidade de saúde conta com 69 leitos, entre eles 36 obstétricos, distribuídos em nove enfermarias, sete de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quatro enfermarias de alto risco, cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI materna).