Notícias

CGE participa de discussão sobre projetos firmados entre o CONACI e Banco Mundial

publicado: 19/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 08h56

A Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB) participa de forma ativa nas discussões que ocorrem no âmbito nacional para o fortalecimento da Auditoria / Controle Interno no Setor Público Brasileiro. Durante os dias 14 e 15 de junho, a CGE participou de reunião, em Brasília, com o objetivo de discutir o acompanhamento de projetos firmados entre o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e o Banco Mundial. Estiveram representando o Governo do Estado, o secretário-chefe da CGE, Gilmar Martins e o Gerente Executivo de Auditoria, Letácio Tenório.

O encontro, buscou nivelar as ações desenvolvidas pelos vários grupos de trabalho do Conselho Nacional de Controle Interno. No âmbito da parceria do Banco Mundial com o CONACI, a Controladoria Geral do Estado participa de Grupo Técnico responsável pela avaliação da implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), no Brasil, juntamente com as Controladorias do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e do Governo Federal (CGU).

Dentre a programação, a reunião proporcionou a apresentação do estágio atual da implementação da IA-CM no Distrito Federal, Santa Catarina e no Estado da Paraíba. Controladorias que vem buscando o Nível 3 de Maturidade do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna.

Na CGE, os resultados das iniciativas realizadas desde 2016, são destacados como positivos pelo gerente Executivo de Auditoria, Letácio Tenório. “Até o fim de 2018 atenderemos os requisitos do Nível 2, ficando dependente de aprovação de propostas de alterações legais para alcançarmos o nível 3. Os níveis de maturidade do IA-CM vão de 1 a 5, onde apenas países com alto de grau de desenvolvimento estão no Nível 4 e 5. A Indonésia que é um País com características semelhantes ao Brasil alcançou o Nível 3”, afirmou o auditor.

Durante o encontro, houve a apresentação do andamento das atividades desenvolvidas pelos Grupos Técnicos de Normas Profissionais, de Legislação, de Treinamento e Certificação, do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), do Seminário de Conscientização e da Promoção do Controle Interno, onde os membros presentes e a representante do Banco Mundial no Grupo, a Especialista em Finanças Susana Amaral, apontaram discussões e estratégias que deverão dar continuidade a implementação do IA-CM.

Dentre as ações estão: Publicar Resolução do CONACI recomendando a adoção do IA-CM pelos Órgãos Centrais de Controle Interno do Setor Público no Brasil; Continuar a realização dos Seminários de Sensibilização de gestores e auditores; Qualificar o CONACI para atuar como unidade certificadora do profissional de auditoria interna no setor público - nos moldes do Supervisory and Financial Development Board (BPKP) – Órgão Central de Controle Interno da Indonésia - e de avaliação do nível de maturidade da atividade de auditoria interna no Setor Público Brasileiro com base no modelo  IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector); Elaborar e ofertar Treinamento em EAD para todas as Controladorias; Organizar Ranking nacional sobre a adoção do IA-CM; e concluir os trabalhos relacionados às alterações legais.

Atualmente a Controladoria Geral do Estado da Paraíba participa de quatro Grupos Técnicos, sendo três no âmbito do CONACI e um na parceria Banco Mundial / CONACI.