Notícias

Centros Sociais Urbanos lançam Projeto Meu 1º Esporte e inscrevem crianças e adolescentes

publicado: 16/09/2021 15h21, última modificação: 16/09/2021 15h21

A partir de outubro, os Centros Sociais Urbanos (CSU) de João Pessoa contarão com um novo projeto que visa, além de estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes, promover a formação cidadã. É o Projeto Meu 1º Esporte, meu direito garantido, que já começou a inscrever os interessados, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. Nessa fase de implantação, estão sendo ofertadas 240 vagas na modalidade de futebol de campo.

Inicialmente, será disponibilizada apenas a modalidade de futebol de campo em quatro Centros Sociais Urbanos de João Pessoa: Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), Ernesto Geisel, Mandacaru e Rangel. Aos poucos, o projeto será estendido para outros municípios que possuem CSU. 

Os coordenadores dos respectivos CSUs apresentaram o projeto durante reuniões com a população das diversas comunidades, ocasião na qual informaram que a atividade será disponibilizada para crianças na faixa etária dos 8 aos 13 anos, feminino e masculino. Para realização da inscrição, os pais ou responsáveis devem apresentar Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento.

O gerente operacional dos CSUs, Jamil Richene, disse que o Projeto Meu 1º Esporte pretende proporcionar melhor qualidade de vida por meio da prática esportiva, estimulando nos alunos/atletas autoconhecimento, descoberta de valores por meio da convivência social, buscando assegurar e respeitar os direitos garantidos na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

E destacou: “É importante que através do esporte possamos possibilitar outros trabalhos, ações no sentido de levar informações de cidadania, fortalecimento do processo educacional, pedagógico da criança, e não a visão do esporte enquanto profissionalização, mas enquanto formação cidadã, esse é o principal objetivo. Estamos felizes com o início das inscrições e do projeto, que contemplará 240 crianças e adolescentes nesse primeiro ciclo de implantação”. 

Os Centros Sociais Urbanos (CSU), pertencentes à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), são espaços onde se promovem atividades socioeducativas, cursos de capacitação, entre outras ações,  com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida da população que está em situação de vulnerabilidade social (crianças, adolescentes, adultos e idosos).