Centro da Igualdade Racial João Balula marca Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial com sarau e oficinas culturais

publicado: 01/07/2024 17h20, última modificação: 01/07/2024 17h20

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, por meio do Centro da Igualdade Racial João Balula, divulgou a programação especial do mês de julho,  que vai marcar o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (3) e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (25). As atividades têm como objetivo promover o letramento étnico-racial, a valorização da cultura negra e o fortalecimento da autoestima e do autocuidado das mulheres negras.

Celebrado em 3 de julho, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial  é um marco importante na luta contra o racismo no Brasil. Foi instituída para lembrar a criação do primeiro movimento negro do país, o Teatro Experimental do Negro, fundado em 1944 por Abdias do Nascimento. A data reforça a importância de combater todas as formas de discriminação racial e promover a igualdade racial.

Já o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, marca a resistência e a luta das mulheres negras na América Latina e no Caribe. Instituído em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, a data busca dar visibilidade às questões de gênero e raça, destacando a contribuição das mulheres negras para a sociedade e a importância de enfrentar as desigualdades estruturais.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, reforçou a relevância da programação para sensibilizar a população sobre a igualdade racial e de gênero. "O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha são datas fundamentais para refletirmos sobre os desafios enfrentados pela população negra e, especialmente, pelas mulheres negras. Nossa programação visa não apenas celebrar, mas também sensibilizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial e de gênero."

O coordenador do Centro da Igualdade Racial João Balula,  Marcos Nascimento, destacou a importância dessas atividades: "Estamos comprometidos em criar espaços de diálogo e valorização da cultura negra, promovendo atividades que reforcem a identidade e a autoestima das mulheres negras em nossa comunidade. Este mês de julho é uma oportunidade especial para fortalecer nossa luta contra a discriminação racial e celebrar a contribuição das mulheres negras para a sociedade".

Programação - Nesta quarta-feira (3), das 9h às 12h, no Centro João Balula (Rua Rodrigues de Aquino 220, Centro, João Pessoa), acontecerá o Sarau Balula Presente, que inclui letramento étnico-racial e uma imersão na literatura, arte e cultura negras. Esta atividade, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, é direcionada aos jovens estudantes da rede municipal de ensino.

No dia 22 de julho, das 9h às 12h, no mesmo local, haverá uma introdução à trança Nagô e uma oficina de turbantes, conduzidas por Vivi de Esú e Will de Obaluaê. No dia seguinte, 23 de julho, das 9h às 12h, também no Centro João Balula, acontecerá uma oficina de biojoias com a Mestra Ana do Quilombo Ipiranga e a Mestra Ritinha Tabajara.

No dia 24 de julho, das 9h às 12h, será realizada a Oficina de Dança Afro intitulada "Mojubá", com Adelyah Gomes, terapeuta corporal e matrigestora do Projeto Afroafeto. No dia 25 de julho, das 9h às 12h, a programação inclui uma vivência de autocuidado em saúde mental e promoção da beleza feminina, novamente no Centro João Balula.

Finalmente, no dia 26 de julho, ocorrerão atividades de música e uma oficina de escrita criativa em parceria com o Cearte, encerrando a programação do mês de julho do Centro João Balula.