Notícias

Centenário do Movimento Tenentista é destaque do Ciclo de Debates da FCJA

publicado: 01/08/2022 10h22, última modificação: 01/08/2022 10h22

O Centenário do Movimento Tenentista é o tema da programação do 3º Ciclo de Debates, realizado pela Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, que acontecerá, nesta terça-feira (2), às 9h30. O evento será transmitido pelo canal da FCJA oficial no YouTube.

Com mediação da gerente executiva do Arquivo da FCJA, Lúcia Guerra, o evento terá como debatedores: Rosa Maria Godoy Silveira (UFPB), Monique Cittadino (UFPB) e Jivago Correia Barbosa (IFPB). Segundo Lúcia Guerra, o Tenentismo foi um movimento das camadas médias do Exército Brasileiro, insatisfeitas com a política da 1ª República, de oligarquias e coronelismo. “Os jovens protestaram contra essa situação e esse Movimento influenciou muito a História do Brasil, com repercussão em outros eventos e teve a importância para repensar o Brasil”.

Já em terceira edição, o "Ciclo de Debates: Diálogos Presentes" iniciou em abril, e prossegue até outubro, com encontros on-line, tendo como tema central "22 é 100 (1922-2022)", enfatizando os centenários comemorados em 2022. 

O primeiro Diálogos Presentes aconteceu de maio a julho de 2020, durante a pandemia, com 16 sessões, destacando a História Cultural da Paraíba.

Cronograma

Agosto: Dia 16 - 9h30

Centenário do PCB

- Faustino Teatino Cavalcante Neto (UFCG)

- Wladimir Pinheiro (PCB)

- Waldir Porfírio (PCdoB)

- Mediação: Lúcia Guerra (FCJA)

 

Setembro: Dia 06 - 9h30

Bicentenário da Independência

- Ariane Norma de Menezes Sá (UFPB)

- Serioga Rodrigues Cordeiro Mariano (UFPB)

- Fabrício de Sousa Morais (IFPB).

- Mediação: Lúcia Guerra (FCJA)

 

Outubro: Dia 24 - 9h30

Centenário de Virginius da Gama e Melo

- Janete Lins Rodriguez (UFPB)

- Neide Medeiros (AFLAP)

- Laércio Teodoro da Silva (UFCG).

- Mediação: Lúcia Guerra (FCJA)