Cendac promove encontro de comissões de enfrentamento da violência contra mulher

publicado: 11/07/2019 16h09, última modificação: 11/07/2019 16h47
cendac novos olhares sobre igualdade de genero (1).jpg
cendac novos olhares sobre igualdade de genero (2).jpg
cendac novos olhares sobre igualdade de genero (3).jpg
cendac novos olhares sobre igualdade de genero 1.jpg
cendac novos olhares sobre igualdade de genero 2.jpg

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) promoveu, nesta quinta-feira (11), um encontro entre as comissões de enfrentamento da violência contra a mulher das cidades de Santa Rita, Sapé e Sobrado, na Escola Cidadã Integral Enéas Carvalho, no município de Santa Rita. A ação faz parte da segunda etapa do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”, realizado pelo Cendac em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, que tem entre seus objetivos conscientizar a comunidade escolar sobre a violência contra a mulher.

“Nós que fazemos a escola Enéas de Carvalho ficamos muito felizes em participar deste projeto, o que contempla as atividades que temos realizado com nossos alunos. É importante ver o protagonismo destes jovens, sua participação no projeto, e promover a integração entre essas escolas é muito importante para o crescimento deles, solidificando nossa educação cidadã e participativa”, ressaltou a diretora do Enéas, Michelina Moura.

A comissão da Enéas de Carvalho apresentou aos estudantes das escolas Monsenhor Alves Pedrosa e Severina Ramos, por meio de vídeos, poesia, música e literatura, temas relacionadas à violência de gênero e ao empoderamento feminino, e também homenagearam personalidades brasileiras importantes, como a vereadora Marielle Franco, a líder camponesa Margarida Maria Alves, a deputada Luiza Erundina, a farmacêutica Maria da Penha – que dá nome à lei de combate à violência contra a mulher -  e a escritora Rachel de Queiroz. Toda a mostra foi organizada pelos próprios estudantes, contando com o apoio dos professores e da direção da escola.

Para o coordenador do Espaço LGBT, Victor Pilato, que debateu com as comissões sobre Protagonismo Juvenil, é gratificante encontrar uma juventude tão consciente e ativa nas escolas do estado da Paraíba. “É muito importante o que estamos vivendo hoje aqui nas escolas estaduais da Paraíba através deste projeto do Cendac e é fundamental resgatarmos a história das mulheres brasileiras, sejam elas conhecidas ou não. É preciso dar voz a estas mulheres, apresentar as suas vivências. Todos e todas vocês estão de parabéns”, afirmou.

Ainda nesta quinta-feira e sexta-feira (12), o psicólogo Kleber de Araújo e a coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher, Isânia Monteiro, realizarão palestras sobre Juventude, Violência e Cultura de Paz, nas cidades de Cabaceiras, Campina Grande e Patos, nas escolas Alcides Bezerra, Prefeito Willians, Poetisa Vicentina Vital do Rego, Caic Dr. Romero, Ausanir Lacerda e Rio Branco.