Notícias

Cendac oferece curso e capacita mulheres para o mercado de trabalho

publicado: 25/09/2019 17h06, última modificação: 25/09/2019 17h06
1 | 3
2 | 3
3 | 3
cendac curso de costura (2).jpg
cendac curso de costura (3).jpg
cendac curso de costura 1.jpg

As alunas do curso de Corte e Costura, oferecido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), já estão fazendo aulas práticas. Elas começaram a aprender a manusear a máquina de costura, tirar as medidas, os principais cortes nos tecidos e as costuras em calças, saias e camisas. O curso é gratuito e com direito a certificado. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no período vespertino, na sede do Cendac em João Pessoa e na sua filial na cidade de Campina Grande.
 
“O mercado de trabalho sempre tem vagas para costureiras e para isso se qualificar é muito importante. Trabalho nesta área há 30 anos e sempre as empresas me procuram pedindo indicação destas profissionais. Elas podem optar em montar seu próprio negócio, trabalhar em casa ou para terceiros”, informou a professora do curso em João Pessoa, Cosma Oliveira.
 
Ter seu próprio negócio e conseguir a sua autonomia é o que busca dona Josefa. Ela mora no Colinas do Sul e é a primeira a chegar ao Cendac para as aulas de corte e costura. “Quero aprender uma nova profissão e por isso estou me dedicando bastante nas aulas. É uma oportunidade que tenho de poder alcançar minha autonomia”, afirmou.
 
Gabriela Lima é a mais jovem da turma. Ela concluiu Controle Ambiental no Instituto Federal de Educação (IFPB) e, devido a sua curiosidade em aprender coisas novas, escolheu o curso de corte e costura para treinar novas habilidades. “Quando soube que o Cendac estava oferecendo este curso me matriculei logo. Se eu levar jeito, quero sim trabalhar como costureira”, contou.
 
Marisa Targino já tinha experiência com a costura e buscou o curso para se aperfeiçoar. “Eu acho que a gente tem que estar sempre melhorando, buscando se aperfeiçoar para oferecer o melhor ao cliente. Faço também artesanato e com este curso quero me qualificar ainda mais para o mercado”, afirmou.