Notícias
Cendac homenageia artesãs, gestoras públicas e professoras na IX Feira das Mulheres Artesãs
Fotos: Mabel Dias e André Lúcio
O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realiza, nesta sexta-feira (5), a entrega das homenagens às artesãs e às mulheres que atuam em prol dos direitos femininos na Paraíba. O evento terá início às 17h, no pátio da PBTur, na orla da Capital, e faz parte da programação da IX Feira das Mulheres Artesãs.
“Nesta edição, vamos homenagear 24 mulheres, em toda a sua diversidade e de diversos territórios. Mulheres fortes e empoderadas que lutam cotidianamente para serem ouvidas e respeitadas, e outras que atuam para dar voz a outras mulheres, a partir de seu ofício, como as jornalistas e as gestoras públicas”, explicou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.
Entre as homenageadas está a jornalista, Nelma Figueiredo, que faleceu em 2018, aos 53 anos. A jornalista será representada por seus filhos, Matheus e Gabriel Schueler, filhos do também jornalista e esposo de Nelma, Aldo Schueler. “Para nós da família de Nelma, é uma linda homenagem e ficamos muito felizes pela lembrança e carinho com ela, que marcou a história de tantas pessoas e das artesãs da Paraíba. Nelma era uma apaixonada pelo artesanato produzido no estado”, recorda Aldo.
Outra mulher inspiradora que também faleceu e será homenageada pelo Cendac é a professora e diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), da regional de Sousa, Maria de Fátima Rodrigues. Ela nos deixou em março deste ano e era referência na cidade de Sousa por sua defesa da educação e da categoria.
As secretárias da Mulher e da Diversidade Humana e do Desenvolvimento Humano do Estado, Lídia Moura e Pollyana Dutra, respectivamente, também serão homenageadas. A superintendente da Espep, Ivanilda Gentle, a presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, e a vice-presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Karla Alencar, também estão entre as homenageadas. Entre as artesãs, este ano, serão seis homenageadas: Maria Josilene Bernardo, de Cabedelo; Maria do Socorro Vieira, de João Pessoa; Rita Feitosa, de João Pessoa; Ivaldete Batista, Santa Rita; Maria de Fátima Mendonça, de João Pessoa, e Larissa Queiroz de Medeiros, de Juazeirinho.
A IX Feira das Mulheres Artesãs foi aberta oficialmente nessa quinta-feira (4), e contou com a presença de diversas autoridades, como a professora e gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Lins Rodriguez; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o superintendente da Lotep, Rafael Maia; a coordenadora das delegacias da Mulher, Maria Sileide de Azevedo; a vice-presidente da API, Karla Alencar; a secretária de Mulheres da Fetag-PB, Ivanete Leandro, e a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Liliane Oliveira.