Casa da Cidadania: População de Ouro Velho não precisa mais se deslocar para tirar documentos

publicado: 15/10/2021 17h47, última modificação: 15/10/2021 17h49
DSC_2712.JPG
DSC_2676.JPG
DSC_2655.JPG
DSC_2625.JPG

A população de Ouro Velho e dos municípios circunvizinhos não precisará mais se deslocar até Campina Grande, Monteiro ou outra cidade para ter acesso aos serviços de emissão de documentos. Nesta sexta-feira (15), numa parceria com a Prefeitura local, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou a Casa da Cidadania ao município de Ouro Velho.

A nova unidade, a 29ª do Estado, disponibilizará para a população local e de municípios vizinhos os serviços de emissão de registro geral (RG) digital e título de eleitor, e ainda postos do Procon/PB, Empreender-PB e assessoria para abertura de Microempresa Individual (MEI) e Junta Militar. Em breve, o local também passará a emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Tibério Limeira, que na ocasião representou o governador João Azevêdo, destacou a importância de entregar a Ouro Velho o equipamento. “A Casa da Cidadania é um sonho para muitas cidades, e estamos dialogando para abrir em outras cidades. Ouro Velho demonstrou que em 42 dias é possível, sim, abrir uma Casa, por meio de uma gestão que respeita o povo, eficiente e comprometida. Com essa Casa, a população de Ouro Velho não precisará mais ir a Campina Grande, Monteiro ou São João do Egito para emitir seus documentos”, afirmou o secretário.

O prefeito Augusto Valadares agradeceu pelo esforço do secretário Tibério Limeira e pela determinação do governador João Azevêdo em implantar uma Casa da Cidadania no município de Ouro Velho. “É motivo de orgulho para a cidade e para população”, expressou sua satisfação.

O deputado estadual Wilson Filho, por sua vez, lembrou dos trabalhos desenvolvidos pela Sedh nos diversos municípios. “Ontem o Programa Cidadão estava em Uiraúna. Hoje Ouro Velho recebe a Casa da Cidadania, equipamento de desejo de cidades bem maiores que esse município, e é apenas um exemplo das ações que acontecem nessa cidade. Brevemente ganhará uma das mais modernas escolas do Estado; uma passagem urbana”, destacou o parlamentar.

A dona de casa Maria José Silva Siqueira (43), moradora de Ouro Velho, comemorou a chegada do novo equipamento ao município: “Há muito tempo estou precisando trocar o meu RG que é muito antigo, e agora é bem melhor porque fica mais fácil, não vou precisar me deslocar para outro lugar. Quando retirei, precisei ir para Campina Grande, agora só precisa agendar e vir aqui”.

Já a senhora Cláudia Maria afirmou que “a cidade estava precisando de uma Casa da Cidadania, porque quando precisávamos tirar documentos tínhamos que ir para fora, agora não vai precisar, e sou muita grata por isso”.

O atendimento na Casa da Cidadania será de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, por ordem de chegada, exceto o serviço de emissão de RG, que será mediante agendamento. Visando prestar um melhor serviço à população daquele município, a Sedh adquiriu equipamentos modernos e necessários à emissão do Registro Geral (RG) Digital. A abertura dessa nova Casa integra o plano de expansão e reabertura dessas unidades, que está acontecendo gradativamente obedecendo os critérios e cuidados necessários à proteção da população, bem como dos servidores. Agora são 29 postos de atendimento levando serviços para diversas regiões da Paraíba.

Nesta segunda-feira (18), será reaberta a Casa da Cidadania do município de Santa Rita; e no dia 22, a de Cabedelo também voltará a atender de forma presencial. Já no dia 4 de novembro, será a vez do município de Pitimbu, no Litoral Sul, receber a 30ª Casa da Cidadania. Também na segunda, a Casa da Cidadania de Mangabeira, em João Pessoa, passará a atender toda população, para emissão de Registro Geral (RG), o que estava sendo feito apenas para inscritos no Enem.