Casa da Cidadania em Remígio atende população a partir de segunda-feira

publicado: 15/05/2021 11h47, última modificação: 15/05/2021 11h47
Fotos: Alberto Machado
14-05-21 Inauguração da Casa da Cidadania em Remigio -Foto Albeto Machado    (12).JPG
14-05-21 Inauguração da Casa da Cidadania em Remigio -Foto Albeto Machado    (13).JPG
14-05-21 Inauguração da Casa da Cidadania em Remigio -Foto Albeto Machado    (10).JPG
14-05-21 Inauguração da Casa da Cidadania em Remigio -Foto Albeto Machado    (7).JPG
14-05-21 Inauguração da Casa da Cidadania em Remigio -Foto Albeto Machado    (2).JPG

O município de Remígio conta agora com uma Casa da Cidadania e seus habitantes não precisarão mais se deslocar até as cidades de Cuité e Campina Grande para ter acesso aos serviços como emissão de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPSD). O novo equipamento, que também beneficiará os moradores das cidades de Algodão de Jandaíra, Arara, Areia e Esperança, foi entregue nessa sexta-feira (14) e começará a atender as pessoas a partir desta segunda-feira (17).

A solenidade contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que na ocasião representou o governador João Azevêdo; o prefeito de Remígio, Francisco André Alves; o deputado estadual Melchior Batista, mais conhecido como Chió, além de outras autoridades.

Na ocasião, o secretário Tibério Limeira saudou e parabenizou a população do município e das cidades circunvizinhas pelo equipamento que estava sendo entregue, a 26ª unidade. Ele ressaltou que o governador João Azevêdo, embora esteja conduzindo o Estado em um dos momentos mais difíceis da história, por causa da pandemia, está projetando a Paraíba para o futuro e anunciando ações que beneficiam diretamente a população.

O secretário do Desenvolvimento Humano lembrou de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entregando alimentos regularmente para quem precisa, mas também comprando da cadeia da agricultura familiar; e o anúncio do Programa Tá na Mesa, que em Remígio irá fornecer 250 refeições diárias. E destacou a Casa da Cidadania entregue ao município, por meio da qual “o governo se aproxima mais da população com a oferta de vários serviços num só espaço”.

O deputado Chió Batista, por sua vez, externou sua felicidade pela entrega do equipamento . “Acho que é esse o grande sentido da política, utilizando os recursos pagos pelos cidadãos”, afirmou o parlamentar, ressaltando a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura local para beneficiar a população: “O prefeito preparou a estrutura e ofertou ao Governador para instalação dos serviços”.

Já o prefeito André Alves comentou sobre sua alegria, embora em meio a uma pandemia, no início do mandato, estar inaugurando uma obra. Ele lembrou que sua primeira intenção era criar uma Casa da Cidadania Municipal, mas com a sugestão e apoio do deputado Chió foi instalada a Casa da Cidadania estadual. “Só temos que agradecer ao governador do Estado, ao secretário Tibério e toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Valeu a pena o esforço de todos para que estivéssemos aqui hoje, entregando essa casa que será muito importante. Só tenho que agradecer ao Governador, dizer que somos parceiro e iremos continuar procurando engrandecer cada vez mais nossa cidade”, afirmou.

O gerente executivo das Casas da Cidadania, Willian Tejo, informou que, a partir desta segunda-feira (17), a população de Remígio e do brejo paraibano poderá dispor dos serviços de emissão de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física(CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital(CTPSD), da Junta Militar, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Programa Empreender Paraíba e Banco Comunitário Cinco Lagoas, este pertencente à administração municipal.

Para a técnica de enfermagem Maria do Patrocínio Gonçalves, a instalação da Casa da Cidadania em Remígio é muito importante “porque muita gente não pode se deslocar para Campina Grande para tirar os documentos. Inclusive eu vou ter que tirar todos os documentos novamente, aí já procuro aqui”.