Notícias

Caravana da Rede Cuidar oferece atendimento pioneiro e tratamento para doenças raras no Sertão

publicado: 06/07/2024 17h58, última modificação: 06/07/2024 17h58
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
IMG_5749.JPG
IMG_5732.JPG
IMG_5743.JPG
IMG_5773.JPG
IMG_5785.JPG
IMG_5790.JPG
IMG_5811.JPG
IMG_5863.JPG

A Caravana da Rede Cuidar completou cinco dias de atendimentos, nessa sexta-feira (5),  com sua chegada ao município de Sousa. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que conta com uma equipe de especialistas, oferece capacitações para os profissionais das localidades visitadas e diversos atendimentos médicos multidisciplinares. Até o momento, foram realizados mais de 2.300 atendimentos e procedimentos, com 58,54% para pacientes do sexo feminino e 41,46% para pacientes do sexo masculino.

Um dos pacientes recebidos em Sousa foi Eugledson Nonato, 45 anos, autista de grau elevado, que ainda não havia passado por uma avaliação odontológica, por falta de manejo especializado. Acompanhado de sua sobrinha Sheyla Cristina, o paciente finalmente teve a oportunidade de receber atendimento odontológico e realizar exames de sangue.

"Sempre tivemos muita dificuldade em cuidar da saúde do meu tio devido à necessidade de sedação. Quando soubemos da Caravana da Rede Cuidar, vimos uma esperança. O coordenador do nosso município nos avisou e trouxemos Eugledson. Ele foi muito bem atendido e, pela primeira vez, conseguimos realizar um procedimento odontológico e a coleta de sangue. Foi um alívio enorme para nossa família. A equipe foi incrível, e estou profundamente grata pelo cuidado e profissionalismo de todos”, declarou a acompanhante.

Na sequência dos atendimentos esteve Enzo Soares Bezerra, uma criança de oito anos, portador de truncus arteriosus tipo 1, uma rara condição cardíaca que afeta o desenvolvimento do coração em bebê. Desde o nascimento, a criança necessitou de acompanhamento médico contínuo e foi submetido a uma cirurgia em Recife. Sua mãe, Ubiana Soares da Silva, relatou as dificuldades enfrentadas devido à ausência de especialistas na região. "Quando ele nasceu, foi transferido daqui com a suspeita, porque não tem médico cardiologista. Com a Caravana da Rede Cuidar, todo o processo e acompanhamento se torna mais fácil. Estou muito agradecida por esse suporte, pois na nossa cidade não temos acesso a esses procedimentos", relata a mãe.

A Rede Cuidar proporciona atendimentos especializados em cardiopediatria, ortopedia pediátrica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia, garantindo assistência de alta qualidade para crianças e grávidas de todas as Regiões de Saúde da Paraíba. Com essa abordagem multidisciplinar, o programa busca atender às necessidades específicas de cada paciente, proporcionando cuidados integrados e contínuos que melhoram significativamente a qualidade de vida dos pequenos e suas famílias em todo o estado.

Ainda durante a passagem da Caravana em Sousa, Levi Ferreira da Silva compartilhou a jornada enfrentada por sua família. Seu filho, Pedro Paulo, foi diagnosticado aos seis meses de idade com tetralogia de Fallot - uma condição cardíaca congênita complexa - Além disso, o filho de Levi é autista não verbal, o que adiciona outra camada de desafios ao seu cuidado. "Quando ele foi diagnosticado com tetralogia de Fallot, nos indicaram a Caravana da Rede Cuidar. Com um ano, ele começou a ser acompanhado pela caravana e fez sua primeira cirurgia com um ano e meio, que deveria ser a correção completa. No entanto, quatro anos depois, surgiram novos problemas relacionados à tetralogia, incluindo uma obstrução pulmonar", contou Levi.

A criança passou por um segundo procedimento em São Paulo devido a complicações que não puderam ser resolvidas por cateterismo. Levi contou como a Caravana da Rede Cuidar foi essencial para os cuidados de seu filho. "Durante a segunda cirurgia, quando estavam fechando, surgiu um problema de pressão no pulmão, e foi necessário tirar uma válvula. Ele está com a caravana desde um ano e meio, e o atendimento tem sido excelente. Os profissionais são maravilhosos, e sou muito grato a Deus por ter colocado a caravana em nossas vidas. Ela nos trouxe uma luz em um momento crítico. Agora, lidamos com os altos e baixos do tratamento e fazemos de tudo para garantir que ele se alimente bem, apesar do autismo e da seletividade alimentar", acrescentou, destacando a importância contínua do acompanhamento pela caravana.

A Caravana da Rede Cuidar oferece capacitações para os profissionais locais, abordando temas como “Reanimação Neonatal para Profissionais não Médicos nas Maternidades da Região” e “Identificação e Captação Precoce da Endometriose na Atenção Básica”. Essa iniciativa não apenas melhora o atendimento imediato, mas também fortalece a capacidade de resposta das equipes de saúde locais.

Neste sábado (6), a caravana está em Catolé do Rocha; no domingo (7), em  Pombal e segue o calendário: Patos (08/07), Taperoá (09/07), Picuí (10/07), Guarabira (11/07), Itabaiana (12/07) e o encerramento em Mamanguape (13/07). A ação está mobilizando 100 profissionais, sendo 80 da Caravana e 20 locais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos, com a maioria dos profissionais atuando de forma voluntária.