Notícias

Caps Jovem Cidadão realiza campanha “Janeiro Multicor” com programação inclusiva e artística

publicado: 23/01/2023 16h56, última modificação: 23/01/2023 16h56

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar. Só assim é possível mudar a realidade”. Com este tema, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III Jovem Cidadão, da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), criou a Campanha Janeiro Multicor, entre os dias 22 e 27 de janeiro, com rodas de conversa, cinema, oficina de teatro de rua, contação de história e assembleia geral “Vamos discutir o Caps?”. Participam das atividades as pessoas atendidas no Centro por apresentarem sofrimento psíquico ou transtorno mental.

A Campanha Janeiro Multicor nasceu com o objetivo de realizar atividades e vivências que proporcionem novas formas de cuidado em saúde mental e novos diálogos para as pessoas com transtorno mental e que fazem uso abusivo de álcool e/ou outras drogas.

O principal objetivo da campanha do Janeiro Multicor é trabalhar as diversidades e identidades, reafirmando a importância de pensar que as interseccionalidades (gênero, raça e classe) também impactam nos processos de adoecimento mental e devem ser lembrados e considerados no processo de cuidado.

“Tais questões sobre as diversas formas de existir são discutidas nos grupos de terapia ocupacional e, diante disso, a idealização desse momento se deu para chamar atenção sobre a temática no mês de um janeiro que, para nós, não é branco. Ele tem diversas cores!”, explicou a terapeuta ocupacional e redutora de danos, do Caps AD III, Raquel da Silva Fernandes, criadora da Campanha, ao lado de Francismara Sousa, também terapeuta ocupacional.

A diretora do Caps, Cláudia Carvalho, explica que a campanha vai atender as duas modalidades de usuários existentes no Centro: em atenção 24 horas e em atenção Dia. “No momento, são sete acolhidos em leito 24 horas e 22 em atenção dia (passam o dia todo participando de atividades terapêuticas e vão dormir em casa). O número de usuários em atenção dia é variável, entre 20 e 40, de acordo com a demanda e atividades oferecidas por dia da semana”, pontuou.

Entre as atividades oferecidas diariamente estão: direito à cidadania e cuidado à saúde mental; andarilhos (meu lugar é em todo lugar); narrativas; ajuda mútua; grupos de geração de rendas; arte e redução de danos; terapia ocupacional e cuidado em saúde mental; educação e saúde; família; vítimas de violências; grupo de homens e mulheres (Fridas).

Programação - Nesta terça-feira (24) pela manhã, terá a atividade “Meu lugar é todo lugar!”, com colagem de lambes no território AD e o Cine Caps com o filme: “Nise: o coração da loucura”; e à tarde, terá um grupo de capoeira com o tema “Cultura como estratégia de cuidado em saúde mental”.

Na quarta-feira (25) pela manhã, terão atividades “O baú da vida: vivências AD”. Às 14h, oficina de teatro de rua e contação de história (Topete - Grupo quem tem boca é pra gritar!).
No dia 26 (quinta-feira), às 14h, os usuárias participarão do lançamento do livro: “Politicamente livre”, na Usina da Energisa. No dia 27 (sexta) pela manhã, terá a assembleia geral cujo tema é: “Vamos discutir o CAPS?”.

Além das atividades, haverá brechó durante toda a semana. O Caps AD III fica na rua Saffa Said Abel da Cunha, 326, Tambauzinho, em João Pessoa.