Notícias

Capitania dos Portos da Paraíba realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro

publicado: 04/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 15h46
CP-doaçao-de-sangue-1.jpeg

Como parte das ações alusivas ao Dia do Marinheiro, que será comemorado no próximo dia 13, a Capitania dos Portos da Paraíba realizou, em parceria como Hemocentro, uma campanha de doação de sangue. A mobilização, promovida nessa terça-feira (4), contou com a participação de cerca de 40 militares da Marinha Brasileira.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, explicou que cada doação é fundamental neste período natalino. “No mês de dezembro, muito doadores viajam ou priorizam outras atividades, por isso, nossos números de doação caem e os corredores ficam esvaziados enquanto os hospitais continuam recebendo pacientes que necessitam de sangue. Queremos agradecer a todos os militares que vieram participar desta campanha. Doar sangue é mais que um ato de solidariedade é uma causa social” afirmou.

O capitão dos Portos da Paraíba, Ernesto Serrano Filho, acompanhou o grupo que veio ao Hemocentro através do serviço de Caravana Solidária. Para Serrano, a campanha de doação de sangue é muito importante e poderá fazer parte das atividades anuais da Capitania. “Os militares voluntariamente vieram doar sangue para aqueles que necessitam. A nossa ideia é que esta ação possa ser realizada todos os anos”, pontuou.

O primeiro Tenente Felipe Muniz de Andrade, que também é médico da Marinha Brasileira, explicou que o objetivo da ação é incentivar a prática da doação regular para apoiar o banco de sangue.  “É importante incentivar a doação de sangue no meio militar, assim como, na sociedade civil para conseguir a formação de doadores contínuos”, declarou.

O marinheiro Fernando Feitosa já está em sua quinta doação de sangue. “Eu comecei doando sangue aos 16 anos, na minha cidade natal, Itabaiana. Lembro que, na ocasião, estava sendo inaugurado o Hemonúcleo da cidade. Atualmente, na Marinha, sou incentivado a doar espontaneamente e ajudar a quem precisa; eu participo de todas as ações porque gosto de saber que estou ajudando a quem precisa” opinou.

Caravana solidária – Para incentivar a doação de sangue, o Hemocentro da Paraíba disponibiliza o serviço da Caravana Solidária, que garante o translado de grupos de candidatos à doação até o banco de sangue, bem como, o transporte de volta para o local de partida, segundo agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-7698 ou pelo e-mail hemocentropbsocial@gmail.com.