Notícias

Campina Grande sedia 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS e reúne 70 municípios

publicado: 16/07/2019 17h41, última modificação: 16/07/2019 17h52
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (1).jpg
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (2).jpg
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (3).jpg
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (4).jpg
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (5).jpg
ses segunda mostra paraiba aqui tem sus em CG (6).jpg

Profissionais de 70 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado participaram, nesta terça-feira (16), no auditório da Unifacisa, em Campina Grande, da 2ª Mostra Paraíba Aqui tem Sus: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, tem como objetivo dar visibilidade às práticas de saúde, incentivando, fortalecendo experiências regionais que apontam soluções para a organização do cuidado e visando à garantia do direito à saúde da população. 

Na abertura da Mostra, a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, falou sobre as potencialidades do Sistema Único de Saúde e sobre a troca de conhecimentos que o evento possibilitaria aos participantes. "Aqui poderemos discutir de forma descentralizada e acompanhar a apresentação de trabalhos que podem ser implantados em outros municípios", observou. 

Além de representantes dos municípios que integram a 2ª Macrorregião, participaram do evento a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Soraia Galdino, a assessoria técnica do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Kandice de Melo Falcão, a secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Jaimacy Mendes, e da Unifacisa, Sidnei Soares. 

Depois da abertura oficial, aconteceu uma palestra sobre o tema "Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária: um panorama nacional", com Kandice de Melo Falcão, que ressaltou a importância dos municípios integrarem as ações e desenvolverem atividades que propiciem a integração entre a Atenção Básica e a Vigilância Sanitária. A representante do Conasems também abordou os desafios, estratégias e possibilidades da integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária. Em seguida, aconteceram apresentações das experiências desenvolvidos por alguns municípios e que, após análise dos avaliadores, estavam concorrendo a prêmios. 

Ao todo, 45 experiências de quatro Gerências Regionais de Saúde (GRS) foram apresentadas pela manhã e à tarde, quando aconteceu a entrega das premiações. Uma das experiências premiadas foi de Alagoa Nova, que pertence à 3ª GRS, sediada em Campina Grande, sobre o "Uso do Google Earth nas ações de planejamento e execução do PNCD no município de Alagoa Nova-PB", apresentado por Nígia Rafaelle Sampaio Costa e desenvolvido pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município.