Notícias

Campanha de Segurança do Paciente: Trauma conscientiza sobre higienização das mãos

publicado: 08/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 15h49
campanha-de-higienizacao-e-seguranca-do-paciente-no-hospital-de-trauma-270x191.jpg

Com o slogan ‘A prevenção está em suas mãos’, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, deu início à ação interna de conscientização sobre a importância da higienização das mãos para evitar as infeções hospitalares. A ação faz parte da Campanha de Segurança do Paciente, iniciada no mês de abril, que tem como princípios a garantia e a qualidade na assistência prestada.

Durante a campanha, são realizados com os colaboradores treinamentos in loco e ações educativas de conscientização, sobre os riscos a saúde dos assistidos e dos próprios funcionários devido à falta ou a má higienização das mãos na realização dos seus ofícios. Além deste trabalho, os profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes receberão álcool em gel e serão orientados sobre o modo correto da lavagem das mãos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Qualidade, Sara Guerra, a ação visa atualizar e corrigir eventuais desconformidades nos atendimentos. “Em princípio, gostaríamos de agradecer a participação dos nossos colaboradores, sempre atentos e interativos em prol da excelência na assistência. Neste módulo, explicaremos aos nossos funcionários a seriedade da lavagem das mãos, um ato simples e de extrema importância quando o assunto é controle de infecção hospitalar. Também esperamos atingir os acompanhantes e visitantes para obtermos mais êxito”, explicou.

A Campanha está sendo organizada pelo Núcleo de Qualidade da instituição, com as colaborações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos (Nece) do complexo hospitalar, e vai até o próximo dia 19 de maio.

Higienização das mãos correta - Comece a lavagem com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra. Entrelace as duas mãos para higienizar as “costas” delas e, principalmente, a região entre os dedos. Repita o processo de dedos cruzados – agora com as palmas juntas. Para assear as unhas, deixe as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra, juntando-as em sentido oposto. Use água corrente para tirar o sabão (e as bactérias) de sua pele. Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa ou um pedaço de papel.