Notícias

Cagepa realiza ações de melhoria para o abastecimento de água em Santa Rita

publicado: 21/01/2022 14h54, última modificação: 21/01/2022 14h54
1 | 2
2 | 2
Fotos_Tibiri(3).jpeg
Fotos_Tibiri(5).jpeg

Os bairros de Tibiri, Marcos Moura e Eitel Santiago, localizados na zona sul do município de Santa Rita, estão recebendo uma série de intervenções da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) com o objetivo de melhorar o abastecimento de água na região.

De acordo com o gerente regional da Cagepa no Litoral, Walace Oliveira, são ações de curto e médio prazo, que vão sanar as ocorrências de intermitências nessas localidades. “Essas ações visam a melhoria e a ampliação da oferta de água nessa região do município de Santa Rita, que vem apresentando um crescimento demográfico elevado nos últimos anos. A população vem aumentando e a demanda por água também. Portanto, estamos focados não apenas em soluções emergenciais, mas também a médio prazo, para que o problema não volte a acontecer em breve”, disse o gerente.

Os trabalhos começaram com a interligação das redes de dois reservatórios, o R51 e R52, com o objetivo de isolar uma adutora de 400mm que já está operando exclusivamente para o bairro de Tibiri com uma vazão constante de 125l/s 24 horas por dia.

Também está sendo executada a implantação de uma nova adutora de 200 milímetros, com 1.600 metros de extensão, que sai do reservatório R18 e irá reforçar o abastecimento na área do reservatório R55, que abastece boa parte de Tibiri, em conjunto com o aumento da vazão e do volume de água produzida pela Estação de Tratamento de Água de Marés e que abastece o R18.

“Além disso, já está em operação um novo poço que está reforçando o abastecimento na área do reservatório 56, em Marcos Moura. Outro poço será perfurado próximo à Estação de Captação de Água Bruta e irá também ampliar a oferta de água em Tibiri”, finalizou Walace.