Notícias

Cagepa amplia rede de esgotamento sanitário no município de Guarabira

publicado: 23/02/2021 16h07, última modificação: 23/02/2021 16h07
1 | 2
2 | 2
Cagepa amplia rede de esgotamento sanitário no município de Guarabira (1).jpeg
Cagepa amplia rede de esgotamento sanitário no município de Guarabira (2).jpeg

Mais de 1,2 mil imóveis serão beneficiados com a obra de expansão da rede de esgotamento sanitário que está sendo executada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) no município de Guarabira, no Brejo paraibano. As equipes da Cagepa estão trabalhando na ampliação da rede coletora e na construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos que vai atender aproximadamente 5 mil pessoas dos bairros da Primavera, Bela Vista, Osmar de Aquino, São José, além da Rua Desembargador Pedro Bandeira, no Centro da cidade.

Além das intervenções na rede, a Cagepa também está executando a instalação de caixas de inspeção em alguns domicílios, para deixá-los aptos para as interligações entre os ramais e a rede. Importante destacar que os consumidores só poderão realizar as ligações dos ramais depois que a companhia liberar o uso da rede e informá-los por correspondência sobre a disponibilidade do serviço. Essa liberação acontece após a conclusão total da obra, não apenas na implantação da rede, mas também na Estação de Tratamento.

A obra está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Após a conclusão dos trabalhos, o município de Guarabira deve atingir cerca de 70% em coleta e tratamento de esgoto, o que vai trazer mais saúde e qualidade de vida aos moradores.

Como é feito o tratamento? – O tratamento de esgotos é realizado em estações de Tratamento de Esgoto (ETE) através de processos químicos e biológicos de decomposição. A ação é importante na preservação do meio ambiente e para que doenças como a esquistossomose, leptospirose e cólera sejam evitadas.