Notícias

Bloco Portadores da Folia comemora 30 anos e desfila na orla da Capital, nesta terça-feira

publicado: 13/02/2023 10h33, última modificação: 13/02/2023 10h35

O Bloco Portadores da Folia completa 30 anos e vai comemorar a data com muita alegria e inclusão, pela orla da Capital, na prévia carnavalesca Folia de Rua. O desfile será, nesta terça-feira (14), com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré (em frente à Pizza Nostra), na Praia de Tambaú, de onde sairá às 16h até o Largo da Gameleira. O bloco será puxado pela Banda Tentáculos.

Criado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), instituição de referência no atendimento de pessoas com deficiência na Paraíba, o bloco carnavalesco tem como objetivo integrar, socializar e oportunizar à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, familiares e a comunidade em geral de todo o estado, participar do carnaval com acessibilidade e inclusão social.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, “o Bloco Portadores da Folia reúne entidades para pessoas com deficiência e mobiliza toda a sociedade, ao desfilar na orla marítima, garantindo um espaço afetivo das pessoas com deficiência, no exercício da sua cidadania, além de ser um meio de solidificar a autoestima, concretizando a condição de igualdade com a sociedade, na capacidade de brincar, se integrar à festa, compartilhar emoções e vivenciar a folia com plenos direitos. E sua participação já se tornou uma tradição na folia de momo, quando PCDs, famílias, entidades e a sociedade em geral se encontram para celebrar a inclusão e acessibilidade”.

Para garantir o desfile, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento, programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob e SAMU.

No dia do desfile, os servidores da instituição estão envolvidos e, durante todo o percurso, conduzem o bloco e seus participantes. O Bloco Portadores da Folia já se consolidou como um dos mais animados e organizados do Projeto e é aguardado com muita expectativa no calendário anual do Folia de Rua. Por todo o trajeto, também  arrasta simpatizantes e turistas, que se encantam com a animação.