Notícias

Auditores fiscais da Sefaz-PB concluem curso para pilotagem de drones

última modificação: 18/08/2021 10h29
1 | 2
2 | 2
IMAGEM_CURSO_DRONES_2_OK.jpg
IMAGEM_CURSO_DRONES_OK.jpg

O investimento e o uso de novas tecnologias têm sido um dos principais focos para a modernização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). A qualificação de auditores fiscais para manusear essas novas tecnologias é outra vertente da pasta e também uma das aliadas nas atividades de fiscalização da Sefaz-PB.

Como o emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), conhecidas popularmente como drones, vem sendo amplamente adotado em diversos órgãos e instituições públicas para ampliar o aumento da efetividade de suas ações, os auditores fiscais da Sefaz-PB concluíram o Curso de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas, que foi promovido pela Polícia Militar do Estado da Paraíba.

O curso, que teve carga horária de 50 horas, foi destinado à formação de pilotos para a condução segura e efetiva dos drones em ações de fiscalização e de segurança pública.

Com aulas teóricas e práticas, os auditores aprenderam técnicas de pilotagem e segurança, legislação, georreferenciamento, ações preparatórias para operação de RPA, segurança de voo e a sua legalidade, conforme normas da Agência Nacional de Aviação (Anac).

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, agradeceu a parceria com a Polícia Militar em oferecer a capacitação aos auditores fiscais para operar os drones e apontou mais um avanço na modernização da pasta.

“Essa é mais uma etapa importante da modernização da Sefaz-PB. Entendemos modernização não apenas como compras de novos equipamentos tecnológicos e de programas, mas, sobretudo, pelo uso dessas novas tecnologias por meio da qualificação, explorando ao máximo esses equipamentos para  alcançar e ampliar a eficácia da fiscalização em combater os ilícitos tributários. O uso de drones nas operações de fiscalização será mais um passo nesse sentido, pois vai trazer mais efetividade e progresso dos resultados nas ações da Sefaz-PB”, comentou.

As imagens dos drones vão trazer uma visão privilegiada, pois oferecerão aos agentes públicos áreas e locais que eles, normalmente, não têm acesso. É uma visão diferenciada porque dará uma perspectiva maior para a investigação ou levantamento de informações, facilitando, assim, de forma abrangente o trabalho da fiscalização da Sefaz-PB.