Notícias

Atendimento de vítimas de acidentes de trânsito continua caindo no Hospital de Patos

publicado: 20/04/2020 18h35, última modificação: 20/04/2020 18h35

Com menos gente circulando, obviamente caem as possibilidades de acontecerem mais acidentes. E isso pôde ser constatado no relatório de gestão do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos. No último final de semana (17 a 19), a unidade registrou 14 acidentes, um número considerado baixo comparado a outros finais de semana antes das medidas de isolamento social adotadas em todo o Estado. Em média, a unidade registrava por plantões de finais de semana cerca de 30 acidentes. Somados os acidentes de trânsito ocorridos do dia 1º até esse domingo (19), a unidade contabiliza 149 ocorrências, das quais 128 delas envolvendo motociclistas, número também bem menor que em meses anteriores a pandemia.

“É fato que o número de atendimentos na urgência e emergência da unidade de vítimas de acidentes de trânsito diminuiu consideravelmente nos últimos dias e essa redução coincide com a adoção das medidas de isolamento social na Paraíba em função da pandemia da covid-19”, reitera a diretora geral do Complexo, Liliane Sena. Segundo ela, um dado ainda preocupa que é o fato de que a maioria dos casos de acidentes envolve motos. “Os atendimentos atestam que esse tipo de acidente é o que mais necessita de cirurgias, principalmente ortopédicas, e internação hospitalar e também são os que deixam o maior número de sequelas nos pacientes devido a gravidade das lesões”, observa ela.

Dos 149 acidentes registrados nos primeiros 19 dias deste mês, 128 foram com motos, oito envolvendo automóveis, sete com bicicletas, três atropelamentos e outros três casos envolvendo acidentes com tração animal. No tocante a atendimentos às vítimas de violência, durante esse período, foram registrados 25 atendimentos, sendo 11 por agressões físicas, nove pacientes com ferimentos por arma branca e outros cinco feridos por armas de fogo. Nestes casos, também houve redução no número de ocorrências, provavelmente, atribuídos a menor circulação de pessoas nas ruas.