Notícias

Artesãos paraibanos participam de feira nacional de artesanato em Fortaleza

publicado: 23/09/2024 08h47, última modificação: 23/09/2024 08h47
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2024-09-23 at 08.17.16-2.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-23 at 08.17.16-3.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-23 at 08.17.16.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-23 at 08.17.35.jpeg

Artesãos paraibanos participam, desde a última sexta-feira (20), da 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que será realizada até o próximo domingo (29) no Centro de Eventos, em Fortaleza. Quatorze expositores paraibanos têm à disposição dois espaços: um pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e outro pelo Sebrae, além de estandes próprios adquiridos por eles, que contam com o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na logística, com o transporte das peças por meio de um caminhão. 

A Fenacce é considerada líder no artesanato nacional, por isso é uma grande oportunidade para expandir ainda mais o alcance do artesanato paraibano, que tem o selo de Excelência concedido pela Unesco.

Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins ressaltou a importância de os artesãos paraibanos participarem da Fenacce. "Esta é mais uma oportunidade que o artesão, que a artesã tem de expor seu produto, fazer boas vendas e ter sua renda. A Paraíba é o único estado brasileiro a realizar uma feira de artesanato em duas edições: em janeiro, em João Pessoa; e em junho, em Campina Grande. A participação dos nossos artesãos em feiras fora do Estado fortalece ainda mais este objetivo, que é a geração de renda", disse. 

Ao todo, 14 artesãos expõem para os cearenses e turistas de outros estados e países uma rica variedade de peças, incluindo renda renascença, labirinto, escama de peixe, fibra e madeira, entre outras tipologias. 

"O nosso artesanato tem sido elevado a patamares cada vez maiores, e essa tem sido a recomendação do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins. Desde 2019, a qualificação dos nossos artesãos tem sido uma constante, com forte participação de parceiros como o Sebrae. O resultado disso? O artesanato paraibano cada vez mais aceito, gerando renda para centenas de famílias", observou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez. 

Para o coordenador de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, investir no artesanato é fomentar a economia paraibana. "O artesanato paraibano é um dos segmentos que mais geram renda. Investir nesse segmento, com consultorias, entre outras ações, deixa em nós, que fazemos o Sebrae, um enorme sentimento de satisfação. E essa parceria que temos com o Governo do Estado tem sido exitosa, pois o artesanato paraibano cresce a olhos vistos", comentou.

Joselma Alves é do município de Cabedelo e participa da Fenacce pela terceira vez. "É uma satisfação enorme divulgar o que faço com tanto amor e ver também a satisfação do cliente. A cada ano que participo da Fenacce, levo na bagagem uma experiência sensacional", externou. 

Além da exposição e comercialização das peças artesanais, a programação da Fenacce oferece oficinas, apresentações culturais e palestras, proporcionando aos visitantes uma imersão na diversidade e riqueza artística de cada estado que participa do evento, como a Paraíba. 

Serviço  

Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce)

Quando: 20 a 29 de setembro 

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Fortaleza)

Entrada: dois quilos de alimento não perecível