Artesanato paraibano é destaque em evento no Rio de Janeiro

31_07_24 artesanato_paraiba (1).jpg
31_07_24 artesanato_paraiba (5).jpg
31_07_24 artesanato_paraiba (2).jpg

O Programa do Artesanato Paraibano (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae-PB, promoveu mais uma grande oportunidade de divulgação do segmento: a participação dos artesãos paraibanos na primeira edição da Tiradentes Julina, no Rio de Janeiro, realizada nos dias 26 e 27 de julho no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro Histórico da capital fluminense.

A Tiradentes Julina é um evento de comercialização do artesanato regional de vários estados brasileiros, além de comidas típicas e diversas atrações culturais. A Paraíba encantou o público presente ao evento com diversas tipologias, como o couro (município de Cabeceiras); o labirinto (Juarez Távora); madeira (João Pessoa); e escamas de peixes, mariscos e conchas (Cabedelo). A gastronomia paraibana também se fez presente com biscoitos, licores, doces e derivados do mel de abelha.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, ressaltou o empenho do Governo no incentivo à participação dos artesãos na primeira edição da Tiradentes Julina. “Sabemos da importância do Rio de Janeiro, uma cidade turística, na divulgação de qualquer segmento, e no caso do artesanato paraibano não seria diferente. Para isso, foram enviados técnicos do PAP para orientar nossos artesãos e artesãs e montada toda uma logística para levar o material por terra”, disse, agradecendo a parceria do Sebrae.

No quesito apresentações culturais, a Paraíba também fez bonito, com a Orquestra Sanfônica do Coletivo Balaio Nordeste, que se apresentou duas vezes, e com as danças folclóricas do Quilombo Caiana dos Crioulos, do município de Alagoa Grande, no Agreste paraibano.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enalteceu mais esta janela de divulgação que se abre para o artesanato paraibano. “O nosso artesão faz um artesanato considerado de excelência pela Unesco. E nada mais natural que esse segmento que promove a nossa economia e fortalece a nossa cultura aproveite cada oportunidade de divulgação. Para isso, o segmento conta com a sensibilidade do governador João Azevêdo, que tem tomado atitudes que mostram o quanto ele acredita no artesanato paraibano, e com o incentivo da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins”.

O gestor de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, comemorou os resultados de mais esta parceria com o Governo do Estado na divulgação e fortalecimento do artesanato paraibano. “Parabenizar a Paraíba, o Sebrae e o Governo do Estado. Que essa ideia se consolide ainda mais e que o artesanato paraibano participa das futuras edições deste evento, que certamente entrará no calendário de eventos do Rio de Janeiro”, comentou, destacando a parceria entre o Governo e o Sebrae no processo de toda a logística para tornar possível a participação dos artesãos na Tiradentes Julina.

Ao todo, cinco artesãos participaram da primeira edição da Tiradentes Julina. Além deles, Camila Tavares, que teve a responsabilidade de representar a gastronomia paraibana. Pelo resultado, ela não tem dúvida de que fez bonito, isto é, conquistou o paladar de cariocas e turistas. “Vendi todos os meus biscoitos finos e também os produtos dos meus colegas da Bodega Paraibana. Uma experiência incrível, que vai enriquecer e fortalecer o meu trabalho. A Tiradentes Julina foi um evento que mostrou a força que o povo nordestino tem aonde for”, concluiu.