Notícias
Arte em Cena: alunos realizam apresentações artísticas em etapa regional
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino a etapa regional do Festival de Arte e Cultura na Escola: ‘Arte em Cena’. As apresentações começaram no dia 22 de julho e foram até esta sexta-feira (26). O festival consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar das escolas de ensino médio da Rede Estadual da Paraíba por meio de cinco modalidades artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais.
O tema do Festival faz alusão ao decreto que institui 2019 como o ‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro, rei do ritmo e cidadão do mundo’. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro. No ato de inscrição, a escola deveria inscrever um único projeto, discriminando em quais modalidades iria concorrer, podendo cada escola concorrer com no mínimo duas e no máximo cinco modalidades artísticas. O projeto deveria ser desenvolvido no ano de 2019 e de autoria da própria escola, planejado e executado por estudante do ensino médio, individualmente, em dupla ou em grupo, sob orientação de um professor da escola para sistematizar e deliberar as ações do projeto.
Etapas - A Etapa Regional, que encerrou nesta sexta-feira (26), classificou os projetos que vão para a Etapa Estadual, marcada para 31 de agosto em João Pessoa, no Espaço Cultural. Na Final, será escolhido o melhor projeto em cada modalidade, totalizando cinco trabalhos.
Em João Pessoa, o evento reuniu 1.100 estudantes da Rede Estadual de Ensino da 1ª GRE nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira. Segundo a gerente de Educação da 1ª GRE, Wleica Aragão, “o principal foco do festival é valorizar as práticas exitosas. Estamos encantados com os talentos que observamos nas escolas, está sendo um evento bem gratificante, os alunos estão dominando a sua história e a prática do projeto de vida, isso tudo mostra o protagonismo deles na arte e educação”, falou.