Arte em Cena: alunos realizam apresentações artísticas em etapa regional

publicado: 26/07/2019 16h48, última modificação: 26/07/2019 17h00
Fotos: Delmer Rodrigues
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (1).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (2).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (3).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (4).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (5).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues (6).jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues 2.jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues 3.jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues 4.jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues 5.jpg
seect alunos festival arte em cena foto delmer rodrigues 6.jpg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino a etapa regional do Festival de Arte e Cultura na Escola: ‘Arte em Cena’. As apresentações começaram no dia 22 de julho e foram até esta sexta-feira (26). O festival consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar das escolas de ensino médio da Rede Estadual da Paraíba por meio de cinco modalidades artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais.

O tema do Festival faz alusão ao decreto que institui 2019 como o ‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro, rei do ritmo e cidadão do mundo’. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro. No ato de inscrição, a escola deveria inscrever um único projeto, discriminando em quais modalidades iria concorrer, podendo cada escola concorrer com no mínimo duas e no máximo cinco modalidades artísticas. O projeto deveria ser desenvolvido no ano de 2019 e de autoria da própria escola, planejado e executado por estudante do ensino médio, individualmente, em dupla ou em grupo, sob orientação de um professor da escola para sistematizar e deliberar as ações do projeto.

Etapas - A Etapa Regional, que encerrou nesta sexta-feira (26), classificou os projetos que vão para a Etapa Estadual, marcada para 31 de agosto em João Pessoa, no Espaço Cultural. Na Final, será escolhido o melhor projeto em cada modalidade, totalizando cinco trabalhos.

Em João Pessoa, o evento reuniu 1.100 estudantes da Rede Estadual de Ensino da 1ª GRE nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira. Segundo a gerente de Educação da 1ª GRE, Wleica Aragão, “o principal foco do festival é valorizar as práticas exitosas. Estamos encantados com os talentos que observamos nas escolas, está sendo um evento bem gratificante, os alunos estão dominando a sua história e a prática do projeto de vida, isso tudo mostra o protagonismo deles na arte e educação”, falou.