Notícias

Alunos de Escola Cidadã Técnica em Nova Floresta terão vivência prática da astronomia com telescópio construído por reeducandos

publicado: 01/06/2023 16h07, última modificação: 01/06/2023 16h08
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-06-01 at 16.03.45.jpeg
WhatsApp Image 2023-06-01 at 16.03.46 (1).jpeg

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Rolderick de Oliveira, localizada no município de Nova Floresta, foi palco, nessa quarta-feira (31), de um evento especial: a entrega do primeiro telescópio construído por reeducandos participantes do Projeto de Reinserção Social "Esperança no Espaço". Essa iniciativa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que beneficia escolas da Rede Pública Estadual, tem como objetivo principal promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que proporciona o acesso à astronomia e estimula a pesquisa científica nas escolas da Paraíba. A expectativa é que mais de 600 escolas em todo o Estado sejam beneficiadas com a iniciativa, por meio da disponibilização dos telescópios.

A entrega do telescópio representa um marco importante para os alunos da ECIT, pois proporcionará uma vivência prática da astronomia e incentivará o conhecimento científico. Além disso, o professor Pablo Lima enfatiza a intenção de compartilhar o instrumento com a comunidade, oferecendo a todos a oportunidade de desfrutar e contemplar o céu noturno e os detalhes do Sistema Solar. “Essa entrega vai servir para motivar os alunos para o conhecimento científico e quem sabe futuramente ser futuros físicos, astrônomos. A ideia é que a comunidade como um todo possa visualizar, porque a astronomia é fantástica e motiva da criança ao idoso”, explica.

O projeto "Esperança no Espaço" foi idealizado por Lindemberg Gonçalves Lima, diretor da Cadeia Pública de Esperança. Ele conta que os telescópios são produzidos de forma artesanal, aproveitando sobras de tubos e conexões de PVC e madeira, por exemplo, e que possuem um alto desempenho. O diretor, que se considera um amante da astronomia, destaca que os equipamentos poderão ajudar na divulgação da ciência, além de motivar os detentos envolvidos no projeto, contribuindo com sua autoestima e buscando resgatar a esperança de um futuro melhor pelo caminho do trabalho e do estudo.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, reforça que o projeto, além de promover a remissão da pena para os reeducandos, capacita-os com novas habilidades e competências, e também recebeu apoio da Vara de Execução Penal do Município de Esperança e autorização do governador João Azevêdo para a fabricação dos equipamentos que devem ser destinados a todas as escolas do estado. “São ações como essas que demonstram o compromisso social e educacional do governo estadual e de todas as secretarias envolvidas”, reforçou.

O gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, enfatiza que o projeto fortalece as políticas públicas de inclusão e ressocialização, proporcionando oportunidades de qualificação e estímulo à ciência e tecnologia, mesmo dentro do ambiente prisional. Ainda de acordo com o gerente, a iniciativa também abriu as portas para a criação da primeira Cooperativa Social do Sistema Penitenciário do Estado, permitindo que os reeducandos envolvidos no projeto possam trabalhar na construção dos equipamentos e gerar renda após deixarem o regime fechado.

A entrega do instrumento para as escolas faz parte de um investimento do Governo do Estado na ressocialização dos socioeducandos e no acesso dos alunos da rede estadual à astronomia. O assessor especial de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Raffael Lima, expressa gratidão pela parceria entre as secretarias e ressalta a importância do investimento. “Através desse projeto, nós vamos conseguir promover a pesquisa científica na prática e ampliar o acesso à astronomia nas escolas. É algo muito significativo e que amplia os horizontes dos nossos alunos. A Paraíba caminha para se tornar um referencial nacional no desenvolvimento da ciência e tecnologia nas escolas Cidadãs Integrais, graças a projetos inovadores como o ‘Esperança no Espaço’”, afirma.

O evento contou com a presença dos alunos e professores, do gerente da 4ª Gerência de Ensino, Marikléferson Gomes, e do presidente da Associação Paraibana De Astronomia, Marcelo Zurita.