Notícias
Água na Medida: Cagepa promove curso de formação de multiplicadores socioambientais em João Pessoa e Cabedelo
Inovação tecnológica, engajamento comunitário, controle social e os desafios contemporâneos da sustentabilidade. Estes foram alguns dos temas discutidos nesta quinta-feira (4) pelos mais de 30 participantes do Curso de Formação de Multiplicadores Socioambientais, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), no âmbito do Projeto Água na Medida, que está modernizando o sistema de abastecimento de água nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
O evento foi realizado pelo Consórcio Intermares - responsável pela execução das obras do projeto - no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), na capital, e contou com a participação de agentes de saúde, professores, pesquisadores, lideranças comunitárias e agentes de endemias e vigilância sanitária.
Além de fortalecer a participação social, o objetivo da iniciativa foi ampliar a circulação de informações qualificadas sobre temas socioambientais diretamente relacionados às intervenções e melhorias que têm sido feitas nos municípios contemplados pelo projeto. Segundo o especialista social do Consórcio Intermares, Lúcio Fábio, a realização do curso reforça o compromisso institucional do Governo da Paraíba e da Cagepa com a promoção de práticas sustentáveis, a transparência pública e o fortalecimento das estruturas de diálogo social.
“Tivemos uma ótima participação da turma. Com certeza, os multiplicadores formados aqui serão elos fundamentais na promoção de boas práticas, contribuindo para a consciência coletiva e para a aproximação entre comunidade, poder público e projeto”, avaliou.
A programação incluiu a apresentação das ações e objetivos do Água na Medida e palestras com especialistas como o biólogo José Armando Torres e o engenheiro e professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Ronaldo Faustino. Os palestrantes abordaram temas como educação ambiental crítica, responsabilidade coletiva e a necessidade de inovação tecnológica para garantir segurança e qualidade da água distribuída à população.
Com 22 anos de atuação em Cabedelo, a agente comunitária de saúde Josicleide Félix foi uma das participantes do curso. Segundo ela, além de esclarecedor, o evento reforçou a motivação para seguir trabalhando na conscientização da população sobre a importância dos serviços de saneamento para a promoção da saúde e qualidade de vida.
“Os conhecimentos que nós tivemos acesso aqui não trazem benefícios apenas para nós, mas para toda a nossa comunidade e cidade e, por isso, precisam ser compartilhados para mais pessoas. Eu mesma não vou mais reclamar quando faltar água por causa de uma manutenção na rede de água, porque agora eu entendi a importância e como é feito esse trabalho. Vou levar isso para minha casa, meus pacientes, minha unidade de trabalho, meu bairro e minha cidade”, comentou.
Modernização - Com investimento de R$34 milhões financiados pelo Banco Mundial, o Projeto Água na Medida: Controle e Eficiência está substituindo redes antigas, reparando vazamentos e otimizando o sistema de distribuição por meio da setorização e automação das redes que operam nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
Só nos últimos três meses, foram implantados mais de 10 quilômetros de redes de substituição e reforço, além de oito válvulas reguladoras de pressão e sensores de inteligência artificial que permitem equilibrar, de forma remota, a pressão e vazão de água nas redes, prevenindo danos e reduzindo as perdas causadas por vazamentos.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o plantão social do consórcio responsável pelo projeto, através do e-mail social@consorciointermares.com.br ou pelo Whatsapp (83) 98674-9596. O contato com a Cagepa também pode ser feito pelos canais de atendimento: teleatendimento 115; WhatsApp (83) 98198-4495; Telegram @cagepabot; aplicativo Cagepa (Android e iOS) e agência virtual no site cagepa.pb.gov.br.