Notícias

Agricultores participam de curso sobre manejo de caprinocultura

publicado: 28/02/2018 00h00, última modificação: 16/05/2019 11h30

Trinta agricultores familiares dos municípios de Gurjão e Santo André, no Cariri paraibano, criadores de caprinos e ovinos, retomaram as atividades do curso sobre caprinovinocultura, na Estação Experimental de Pendência, na sexta-feira (16), no município de Soledade. A capacitação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

De acordo com a Emepa, a capacitação teve início no fim do ano passado e reúne seis módulos que abordam desde o manejo geral do rebanho, manejo sanitário, manejo reprodutivo, manejo alimentar, tecnologias de produtos de origem animal (produtos lácteos e cárneos), custos de produção da caprinocultura de leite e carne. A previsão é de que as atividades sejam concluídas ainda neste semestre.

Oportunidade – O curso sobre caprinocultura é realizado a partir de convênio entre o Governo da Paraíba e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o objetivo de oferecer oportunidade para que os criadores possam melhorar seus conhecimentos acerca do manejo dos seus rebanhos.

O curso faz parte das ações de fortalecimento da cadeia produtiva da atividade da caprinocultura paraibana, a partir de pesquisas de melhoramento genético com a transferência de tecnologias e de assistência técnica continuada. Os treinamentos estão sendo ministrados pelos pesquisadores da Emepa, sob a coordenação do gerente da Estação Experimental da Emepa, Leonardo Medeiros; e visam criar facilidade de acesso dos criadores às políticas públicas voltadas para essa atividade.