Agricultores familiares assistidos pela Empaer de Itabaiana comemoram resultados do Incluir Paraíba

publicado: 14/08/2024 11h18, última modificação: 14/08/2024 11h19
INCLUIR02 14-08.jpg
INCLUIR 1 14-08.jpg
INCLJUIR4 14-08.jpg
INCLUIR 14-08.jpg
INCLUIR01  14-08.jpg
INCLUIR3 14-08.jpg

O Programa Incluir Paraíba, de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, tem demonstrado um impacto significativo na vida das famílias agricultoras na região de Itabaiana, no Vale do Paraíba. Com a primeira fase ainda em andamento, as 122 famílias assistidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, já celebram melhorias visíveis na qualidade de vida e no aumento de renda.

O programa, criado pelo Governo do Estado, tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de municípios, oferecendo suporte financeiro e técnico para que os agricultores possam expandir e diversificar as atividades.

Entre as beneficiadas, está Maria das Dores da Silva Costa que tem motivos de sobra para comemorar. Ela é moradora do sítio Ausente, no município de Gurinhém, integrante da gerência regional da Empaer de Itabaiana.

Com o fomento de R$ 3,5 mil recebido do programa, Maria investiu na compra de quatro ovinos e 40 pintos. O resultado desse investimento não tardou a aparecer. Hoje, ela obtém uma renda mensal de cerca de R$ 2,7 mil com o valor da venda das galinhas caipiras e suas expectativas são ainda maiores. Ela se prepara para fornecer ao Programa Nacional de Alimentação Escolar do município, o que pode aumentar ainda mais seus ganhos.

Além disso, o rebanho de ovinos também cresceu, com o nascimento de dois filhotes, sinalizando que o futuro promete ainda mais frutos do trabalho e da assistência recebida pelo programa.

No mesmo sítio, a agricultora Maria das Graças Silva também tem colhido os frutos do Incluir Paraíba. Ela adquiriu quatro suínos, incluindo uma matriz prenha que deu à luz nove filhotes. Até o momento, a agricultora vendeu dois leitões, gerando receita adicional de R$ 600,00. Esse crescimento não apenas melhora a qualidade de vida dessas famílias, mas também fortalece a economia local, incentivando a produção rural sustentável.

Todo o trabalho com o Incluir Paraíba no município de Gurinhém é executado pelas extensionistas Ângela Alcântara e Severina Araújo. Os municípios integrantes do programa na região de Itabaiana são: Riachão do Bacamarte, São Miguel de Taipu, Juripiranga, São José dos Ramos, Itatuba, Itabaiana e Gurinhém. Além dessas ações, entre as atividades desenvolvidas estão avicultura, suinocultura, horticultura, artesanato, produção de bolos e salgados, manicure e borracharia.

Para o gerente regional da Empaer/Itabaiana, Paulo Emílio de Sousa, o Incluir Paraíba é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar a realidade de pequenos produtores rurais, gerando renda e segurança alimentar. Segundo ele, “Este programa demonstra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente aqueles que vivem e trabalham no campo”.