Notícias

Agevisa/PB apoia campanha Maio Amarelo e ressalta respeito à vida no trânsito

publicado: 07/05/2019 09h58, última modificação: 07/05/2019 09h58

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária apoia e se integra ao Movimento Maio Amarelo. Lançada na Paraíba, na quinta-feira (2), em solenidade comandada pelo governador João Azevêdo e pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, a edição 2019 da campanha traz como slogan “No trânsito, o sentido é a vida”.

“Por entender que é dever de todos os órgãos da sociedade civil organizada, sejam eles governamentais ou não governamentais, contribuir com todas as iniciativas para proteção da saúde e da vida das pessoas, apoiamos esta causa”, afirmou a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Guerreiro, ao defender a importância do Movimento Maio Amarelo, que tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
 
Mobilização mundial – O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil que coloca em pauta o tema segurança viária com o objetivo de mobilizar os mais diversos segmentos da sociedade (órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações etc.) para que todos que se envolvam na realização de ações sejam capazes de contribuir de forma efetiva para a redução de acidentes de trânsito.
 
A campanha é realizada, no mês de maio, porque foi nesse mês, em 2011, que a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ações para Segurança no Trânsito, transcorrida no período de 2011 a 2020. A iniciativa foi tomada por meio de uma Resolução editada pela Assembleia-Geral da ONU e o mês de maio se tornou referência mundial para realização de balanço das ações realizadas no mundo inteiro com o objetivo de tonar o trânsito mais seguro. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e se constituir em sinalização de advertência no trânsito.