Notícias

Aesa realiza limpeza da calha do rio Canafístula e permite passagem da água até barragem

publicado: 03/05/2021 10h32, última modificação: 03/05/2021 10h32

O trecho do rio Canafístula, que liga os municípios de Solânea a Borborema, será limpo em uma ação conjunta entre Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Cagepa e as prefeituras destas cidades. Doze homens iniciaram, na manhã desta segunda-feira (3), o trabalho que permitirá a passagem livre da água da nascente do rio até a barragem de Canafístula 2.

A limpeza tem como objetivo melhorar o aproveitamento das águas do rio, contribuir para o abastecimento da barragem e garantir segurança hídrica para os moradores das cidades de Solânea e Bananeiras. A data de início da limpeza foi definida durante uma reunião realizada no último dia 22 em Solânea.

De acordo com o gerente-executivo de fiscalização da Aesa, Pedro Crisóstomo Alves Freire, o trecho tem pouco mais de 9 quilômetros de extensão. “Em vários trechos o rio está assoreado. Em outras partes o curso que a água deve percorrer está repleto de ervas daninhas. Vamos deixar a calha com dois metros de largura, garantindo uma passagem livre. Isso será feito desde as nascentes, em Solânea, até a barragem de Canafístula 2”, explicou.

Barragem – Canafístula 2 está localizada no município de Borborema, tem capacidade máxima de 4,1 milhões de metros cúbicos e atualmente está com apenas 6%, o equivalente a 244 mil metros cúbicos.

Os dados desta e de outras 133 barragens monitoradas pelo Governo do Estado estão disponíveis em aesa.pb.gov.br. No site da Aesa também é possível consultar a previsão do tempo, conferir a vazão das águas do rio São Francisco na Paraíba, solicitar outorga para uso da água e conferir o trabalho desenvolvido pelos comitês de bacias hidrográficas.